AS IMPLICAÇÕES DO DIAGNÓSTICO TARDIO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM ADULTOS E AS INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ACADEMICOS DO ENSINO SUPERIOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM
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Keywords

TDAH
Adulto
Diagnóstico
Aprendizagem
Comprometimento

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Silveira Caixeta, M. C., Aparecida Silveira Caixeta, C., & Queiroz Chaves Sibalszky, S. (2024). AS IMPLICAÇÕES DO DIAGNÓSTICO TARDIO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM ADULTOS E AS INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ACADEMICOS DO ENSINO SUPERIOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(8), 1934–1947. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n8p1934-1947

Abstract

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alterações frequentes da atenção e da atividade motora. O indivíduo acometido pelo TDAH, em geral, apresenta um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade que interfere no funcionamento de suas funções executivas. Sob essa perspectiva, o TDAH apresenta sua etiologia de forma multifatorial, ou seja, a manifestação dos seus sintomas consiste na combinação de fatores: genéticos, ambientais, sociais, culturais e alterações na estrutura e/ou funcionamento cerebral. O TDAH, quando presente em adultos, reflete em inúmeros impactos significativos, tais como: afetivo-emocional, desempenho acadêmico e profissional, gestão financeira, relacionamento interpessoal, relacionamento conjugal e exercício de suas funções parentais. Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo é indicar e comprovar os prejuízos do diagnóstico tardio de TDAH e seus impactos negativos na vida dos indivíduos adultos, destacando as  dificuldades acadêmicas e as intervenções do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para a efetivação dos processos de aprendizagem no ensino superior dos alunos do centro universitário de Patos de Minas - UNIPAM . Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva do tipo revisão narrativa da literatura, que buscou abordar a respeito dos desafios e implicações do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, na faixa etária adulta, e conhecer os principais impactos dos sintomas do TDAH nessa faixa etária em especial no processo de aprendizagem destacando as estratégias de sucesso no aprendizado desses indivíduos.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n8p1934-1947
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