Normas para publicação

CATEGORIAS E REQUISITOS DE MANUSCRITO

Artigos originais de pesquisa: Artigos inéditos com estudos originais em todas as áreas das ciências da saúde.

Artigos de revisão: Artigos que abordem os temas mais atuais da literatura médica vigente. Estas revisões podem ser Artigos de revisão ou Artigos de Revisão Sistemática. Artigos de Revisão crítica só serão aceitos caso sejam solicitados pelo Editor Chefe.

Relatos de casos: Casos Clínicos em todas as áreas das ciências da saúde, com predileção por casos clínicos em Implantologia.

Comunicações curtas: Resultados importantes ou anúncio de pesquisa, em um formato conciso e para publicação rápida.

Anais de conferências: Também podem ser considerados para publicação, a critério do Editor-Chefe.

Cópias e compartilhamentos CC:  Só podem ser submetidas pelo corpo editorial do BJIHS e devem seguir rigorosamente todos os protocolos e diretrizes Creative Commons. 

Cartas ao Editor: Podem ser submetidas pelo sistema de submissão do jornal ou enviadas via email. Cabe exclusivamente ao Editor Chefe aceitar ou não a publicação de uma carta enviada a redação do jornal.

 

PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO


Cartas de apresentação

As cartas de apresentação não são obrigatórias; no entanto, elas podem ser fornecidas a critério do autor.


Partes do manuscrito

O manuscrito deve ser submetido em arquivo único, contendo texto imagens e tabelas.


Arquivo do texto principal

O arquivo de texto deve ser apresentado na seguinte ordem:

i.. Um título informativo curto, contendo as principais palavras-chave. O título não deve conter abreviações. Nomes comerciais de produtos não devem ser incluídos no título;
ii. Um título de curta duração com menos de 120 caracteres;
iii. Os nomes completos dos autores;
iv. As afiliações institucionais do autor onde o trabalho foi realizado, com uma nota de rodapé para o endereço atual do autor, se diferente de onde o trabalho foi realizado;
v. agradecimentos, se houver;
vi. Resumo e palavras-chave;
vii. Texto principal;
viii. Referências;
ix. Tabelas (cada tabela completa com título e notas de rodapé);
x. Legendas das figuras;
xi. Apêndices (se relevante).

Figuras e informações de suporte devem ser fornecidas no mesmo arquivo do texto e podem vir no final ou no meio do texto.

Agradecimentos

As contribuições de qualquer pessoa que não atenda aos critérios de autoria devem ser listadas, com permissão do colaborador, na seção Agradecimentos. Suporte financeiro e material também deve ser mencionado. Graças a revisores anônimos, não são adequados.


Declaração de conflito de interesse

Os autores serão solicitados a fornecer uma declaração de conflito de interesses durante o processo de envio. Os autores que enviaram devem garantir a ligação com todos os co-autores para confirmar o acordo com a declaração final.

Resumo

Os resumos não devem exceder 320 palavras. Pode ser estruturado ou não. Deve ter objetivos, material e métodos, resultados, conclusões e nenhuma outra informação. Os nomes comerciais de produtos não devem ser incluídos no resumo.

Todo resumo em português ou espanhol deve obrigatoriamente ser seguido de um resumo em Inglês com palavras-chave também em inglês e todo resumo em inglês deve obrigatoriamente vir seguido de um resumo e palavras-chave em português.


Palavras-chave

Forneça de 3 a 8 palavras-chave separadas por uma virgula. 


Texto principal de artigos originais de pesquisa 

O texto principal deve incluir Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. 

Introdução: Resuma a lógica e o objetivo do estudo, fornecendo apenas referências estritamente pertinentes. Não revise a literatura existente extensivamente. Declare claramente a hipótese e objetivos do artigo.

Material e Métodos: O material e os métodos devem ser apresentados em detalhes suficientes para permitir a confirmação das observações. Os métodos publicados devem ser referenciados e discutidos apenas brevemente, a menos que modificações tenham sido feitas. Indique os métodos estatísticos utilizados, se aplicável.
O número de registro do ensaio clínico e o nome do registro do ensaio devem ser incluídos nos Materiais e Métodos na fase de envio.
Os autores que concluíram as diretrizes de CHEGADA, lista de verificação STROBE ou CONSORT devem incluir como última frase na seção Métodos uma sentença declarando conformidade com as diretrizes.

Resultados: apresente seus resultados em uma sequência lógica no texto, tabelas e ilustrações. Não repita no texto todos os dados nas tabelas e ilustrações. As observações importantes devem ser enfatizadas.

Discussão: Resuma as descobertas sem repetir detalhadamente os dados fornecidos na seção Resultados. Relacione suas observações com outros estudos relevantes e aponte as implicações dos resultados e suas limitações. Cite outros estudos relevantes.

Conclusão: Uma breve e sucinta análise sobre qual conclusão chegou o trabalho.

 

Texto Principal de Comunicações Curtas

As comunicações breves são limitadas a duas páginas impressas, incluindo ilustrações e referências, e não precisam seguir a divisão usual em material e métodos, etc. mas devem ter um resumo.

Referências

- As referências devem ser numeradas no estilo Vancouver. 

- Obrigatoriamente a numeração deve convergir com o numeral citado no corpo do artigo.

- A normativa de como referenciar um estudo não precisa ser obrigatoriamente no estilo Vancouver, apenas a numeração é obrigatória. As referências podem também ser escritas no estilo ABNT, APA, Chicago, Harvard ou Vancouver, ficando a critério do autor escolher uma delas. As formas de referências não podem ser misturadas em um único artigo, ao escolher uma destas formas de citação, todas as outras devem seguir o mesmo estilo.    

 

Tabelas

As tabelas devem ser independentes e complementar, e não duplicar, as informações contidas no texto. Eles devem ser fornecidos como arquivos editáveis, não colados como imagens. As legendas devem ser concisas.

 

Legendas

As legendas devem ser concisas.


Figuras

Todas as figuras devem esclarecer o texto e seu número deve ser reduzido ao mínimo. Os detalhes devem ser grandes o suficiente para manter sua clareza após a redução no tamanho.  Cada figura deve ter uma legenda.

Embora os autores sejam encorajados a enviar imagens  da mais alta qualidade possível, para fins de revisão por pares, uma grande variedade de formatos, tamanhos e resoluções são aceitos.

 

Arquivos adicionais

Apêndices

Os apêndices serão publicados após as referências. 

 

Informações de Apoio

Informações de suporte são informações que não são essenciais para o artigo, mas fornecem maior profundidade e histórico. Está hospedado online e aparece sem editar ou digitar. Pode incluir tabelas, figuras, vídeos, conjuntos de dados, etc.

Nota: se dados, scripts ou outros artefatos usados ​​para gerar as análises apresentadas no artigo estiverem disponíveis através de um repositório de dados disponível ao público, os autores deverão incluir uma referência à localização do material em seu artigo.


Pontos gerais de estilo

Os pontos a seguir fornecem conselhos gerais sobre formatação e estilo.

Abreviações: Em geral, os termos não devem ser abreviados, a menos que sejam usados ​​repetidamente e a abreviação seja útil para o leitor. Inicialmente, use a palavra na íntegra, seguida pela abreviação entre parênteses. Depois disso, use apenas a abreviação. Use apenas abreviações padrão. Em caso de dúvida, será respeitada a ortodoxia ortográfica vigente do idioma do artigo. Evite abreviações no título.

Símbolos: O símbolo% deve ser usado para porcentagem, h por hora, min por minuto e s por segundo. As expressões in vitro, in vivo, in situ e outras expressões latinas devem ser colocadas em itálico.

Unidades de medida: As medidas devem ser dadas em unidades SI ou unidades derivadas. Visite o site do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) para obter mais informações sobre as unidades SI.

Números: os números abaixo de 10 são escritos, exceto: medições com uma unidade (8 mmol / l); idade (6 semanas) ou listas com outros números (11 cães, 9 gatos, 4  ratos). Não use algarismos romanos no texto.

Decimais: em decimais, um ponto decimal e não uma vírgula serão usados.

Nomes científicos: Os nomes adequados das bactérias devem ser binomiais e devem ser sublinhados individualmente no texto datilografado. O nome próprio completo (por exemplo, Streptococcus sanguis) deve ser fornecido na primeira menção. O nome genérico pode ser abreviado posteriormente com a primeira letra do gênero (por exemplo, S. sanguis). Se a abreviação do nome genérico puder causar confusão, o nome completo deverá ser usado. Se a forma vernacular de um nome de gênero (por exemplo, estreptococos) for usada, a primeira letra do nome vernacular não será maiúscula e o nome não será sublinhado. O uso de duas letras do gênero (por exemplo, Ps. Para Peptostreptococcus) está incorreto, mesmo que isso evite ambiguidade.

Nomes comerciais: Substâncias químicas devem ser referidas apenas pelo nome genérico. Nomes comerciais não devem ser usados. Os medicamentos devem ser referidos por seus nomes genéricos. Se os medicamentos proprietários tiverem sido utilizados no estudo, consulte-os pelo nome genérico, mencionando o nome proprietário e o nome e a localização do fabricante entre parênteses.

Os valores de P devem ser escritos na íntegra e em itálico (por exemplo, p = 0,04 ) - 3 casas decimais


Submissão de manuscritos revisados

Ao enviar manuscritos revisados, solicita-se aos autores que realcem as revisões em amarelo, em vez de usar os recursos de alteração de faixa. Além disso, uma carta de resposta do autor deve ser fornecida, incluindo uma resposta detalhada a cada ponto de cada revisor.