O Monitoramento e conscientização de hiperglicemia e hipertensão arterial na população de Cachoeiro de Itapemirim - ES

Uma abordagem comunitária para prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis

Autores

  • Leticia Babinsck Faculdade Multivix deCachoeiro
  • Anita Sales Zampirolli faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim
  • Juliana Machado Sopeletto faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim
  • João Pedro Fabris Ruiz
  • Alice Sales Zampirolli faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim
  • Laiza Chamon Fassarella
  • Davi Zampirolli Sartorio
  • Pedro Camara Moulin
  • Maria Clara Cosseti Gava
  • Kaio Teixeira Marques
  • Olavo Altoe Ramos Barbosa
  • Maria Júlia Frossard Faccin

DOI:

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p86-96

Palavras-chave:

Hipertensão, Diabetes, Saúde cardiovascular

Resumo

Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM), vêm crescendo no Brasil, impulsionadas por fatores de risco modificáveis, como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo e consumo de álcool. Esse avanço, somado ao envelhecimento populacional, tem gerado impactos significativos na qualidade de vida e na sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que, em 2018, gastou cerca de R$ 3,45 bilhões com essas condições. Objetivo: Analisar os fatores associados à incidência de HAS e DM em pessoas com mais de 18 anos em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas e questionários estruturados, visando identificar fatores de risco, hábitos de vida e nível de conhecimento sobre as doenças. Também serão promovidos mutirões com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de ações educativas, como palestras e campanhas. Os dados obtidos serão analisados estatisticamente para avaliar a eficácia das intervenções e contribuir com políticas públicas. Resultados: O estudo identificou altos índices de HAS e DM em adultos e idosos da cidade, mesmo entre indivíduos com acompanhamento médico e uso regular de medicação. Observou-se a presença de múltiplas comorbidades, aumentando a complexidade do cuidado. Ações como mutirões e atividades educativas mostraram-se eficazes na triagem e conscientização da população sobre saúde cardiovascular e metabólica. Conclusão: A prevalência de hipertensão e diabetes é alta, frequentemente associada a outras condições. Apesar da adesão ao tratamento, o controle clínico ainda é um desafio. A triagem, educação em saúde e fortalecimento da atenção básica destacam-se como estratégias fundamentais na detecção precoce e no enfrentamento das DCNT, reforçando a importância de políticas públicas contínuas de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica: Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica – Volume 1: hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRICARELLO, Liliana Paula et al. Abordagem dietética para controle da hipertensão: reflexões sobre adesão e possíveis impactos para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 11, p. 4561-4572, 2020.

DE SOUZA, Clarita Silva et al. Blood pressure control in hypertensive patients in the "Hiperdia Program": a territory-based study. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v. 102, n. 6, p. 571-578, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LEAL, Adriana Amorim De Farias et al. Acesso a medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 na população brasileira: dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 1-15, 2024.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Monitoramento das metas dos planos de enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013 e 2019. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 31, n. 1, e2021115, 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.

NAHAS, Markus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6. ed. Londrina: Midiograf, 2010.

NILSON, Eduardo Augusto Fernandes et al. Custos atribuíveis a obesidade, hipertensão e diabetes no Sistema Único de Saúde, Brasil, 2018. Revista Panamericana de Salud Pública, Washington, DC, v. 44, e32, p. 1-9, 2020.

PAIM, Jairnilson Silva et al. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Babinsck, L., Sales Zampirolli, A., Machado Sopeletto, J., Fabris Ruiz , J. P., Sales Zampirolli, A., Chamon Fassarella , L., Zampirolli Sartorio , D., Camara Moulin , P., Cosseti Gava, M. C., Teixeira Marques, K., Altoe Ramos Barbosa , O., & Frossard Faccin, M. J. (2025). O Monitoramento e conscientização de hiperglicemia e hipertensão arterial na população de Cachoeiro de Itapemirim - ES: Uma abordagem comunitária para prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(8), 86–96. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p86-96