A importância da educação continuada na atuação do enfermeiro do trabalho: uma revisão de literatura
PDF

Palavras-chave

saúde do trabalhador; Enfermeiro do trabalho; Educação continuada

Como Citar

Castro, S. A. C. C., & Lima, S. J. (2025). A importância da educação continuada na atuação do enfermeiro do trabalho: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(6), 398–405. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n6p398-405

Resumo

 

A Saúde Ocupacional ou também chamada de saúde do Trabalhador tem como escopo a abordagem multidisciplinar e intersetorial de ações na perspectiva da totalidade, com vistas á superação da compreensão e intervenções estanques e fragmentadas; possibilita a participação dos trabalhadores, enquanto sujeitos de sua vida e de sua saúde, capazes de contribuir com seu conhecimento para o avanço da compreensão do impacto do trabalho sobre o processo saúde-doença e de intervir politicamente e promover a saúde do trabalhador. 

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n6p398-405
PDF

Referências

ANENT - Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho. Atribuições do

Enfermeiro do Trabalho [internet], 2011.

BECK, Lucia Maria; DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal. O abuso de drogas

e o mundo do trabalho: possibilidades de atuação para o enfermeiro. Esc Anna

Nery [online]. 2007, v. 11, n. 4, p. 706-711.

BEZERRA, Ana Lúcia Queiroz. O contexto da educação continuada em

enfermagem na visão dos gerentes de enfermagem e dos enfermeiros de

educação continuada. São Paulo: s.n., 2000. 174 p. Disponível em:

https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1128965. Acesso em: 24

abr. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento

de Atenção Básica. Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Caderno 5 – 1.

Saúde do Trabalhador. 2. Relação trabalho/saúde/doença. Brasília: Ministério

da Saúde, 2001.

CAVALCANTE, C. M. L. et al. Treinamento em saúde: utilização do método CAM-

ICU por enfermeiros para avaliação de delirium em unidade de terapia intensiva. In:

CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO – CONVIBRA, 9.,

Anais […]. Disponível em: https://www.convibra.org/publicacao/21270/.

Acesso em: 24 abr. 2025.

GOMES, Bárbara Festa; RIBEIRO, José Henrique Martins. A educação

permanente em saúde para a enfermagem de cuidados críticos. Revista

Brasileira de Enfermagem, São Paulo, v. 77, n. 1, p. e20231222, jan. 2024.

Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2024/01/1524597/22575-texto-

do-artigo-95734-1-10-20231222.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.

GOMEZ, CM.; COSTA, SMFT. A construção do Campo da Saúde do

Trabalhador: percurso e dilemas. Caderno de Saúde Pública, v. 13 (supl. 2), p.

-32, Rio de Janeiro: 1997.

MANCIA, J. R.; CABRAL, L. C.; KOERICH, M. S. Educação permanente no

contexto da enfermagem na saúde. Revista Brasileira de Enfermagem,

Brasília, v. 57, n. 5, p. 605-610, set./out. 2004. Disponível em: https://fi-

admin.bvsalud.org/document/view/4quut. Acesso em: 24 abr. 2025

NAKATANI, Adélia Yaeko Kiosen. Processo de Enfermagem: uma proposta de

ensino através da pedagogia da problematização. Rev Eletrônica de Enferm.

v. 4, n. 2, p. 53, 2002.

.

PAULA, Maria Angela Boccara de; SANTOS, Vera Lúcia Conceição de

Gouveia. O significado de ser especialista para o enfermeiro estomaterapeuta.

Rev Latino-Am Enferm [online]. 2003, v. 11, n. 4, p. 474-482.

PAZ, Potiguara de Oliveira; KAISER, Dagmar Elaine. A busca pela formação

especializada em enfermagem do trabalho por enfermeiros. Rev Gaúcha

Enferm (Online). 2011, v. 32, n. 1, p. 23-30

SANTOS, W. S. dos et al. Segurança no trabalho: educação, formação e

treinamento para profissionais da saúde em tempo de pandemia do COVID-19 no

Brasil. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO –

CONVIBRA, 9., 2020. Anais […]. Disponível

em: https://convibra.org/publicacao/24894/. Acesso em: 24 abr. 2025

SILVA, Gizelda Monteiro da; SEIFFERT, Otília Maria L. B. Educação continuada

em enfermagem: uma proposta metodológica. Revista Brasileira de

Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 3, p. 386–390, 2009. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/reben/a/JzZfqNYkdhL5RLt6bvr3sBm/. Acesso em: 24

abr. 2025.

THOFEHRN, Maira Buss; MUNIZ, Rosani Manfrin; SILVA, Rafaela Reis da.

Educação continuada em enfermagem no hospital escola: um diagnóstico.

Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 53, n. 4, p. 524-532, out./dez.

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/educacao-continuada-em-

enfermagem/. Acesso em: 24 abr. 2025

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Stephannie Agatha Correa Castro Castro, Salete Janes Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.
1 1