Resumo
A revisão narrativa da literatura apresentada aborda a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na prática clínica voltada para crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O intuito é explorar, de maneira qualitativa, a efetividade dessa abordagem terapêutica em relação a esse grupo. A pesquisa foi realizada utilizando as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePISIC), restringindo-se a artigos publicados entre 2011 e 2018. Os resultados indicam a validade da TCC para crianças com TDAH, enfatizando sua eficácia nas estratégias de manejo cognitivo e comportamental. Observou-se uma redução significativa dos sintomas associados ao TDAH desde a infância, com melhorias notáveis na organização, desempenho escolar, além de aprimoramento nas relações sociais e familiares dos pacientes.
Referências
AGOSTINI, Vera Lúcia Miranda Lima. SANTOS, Wenner Daniele Venâncio dos. Transtor- no desafiador de oposição e suas comorbidades: um desafio da infância à adolescência.
Revista Psicologia, 2017. Disponível em:
<http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1175.pdf>. Acesso em: 10 de fev. de 2019.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. DSM-5. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento. Revisão Técnica: Aristides Volpato Cordioli, 5 ed. Artmed Editora, 2014.
ANTSHEL, Kevin, M.; FARAONE, Stephen, V.; GORDON, Michael. Cognitive behavioral treatment outcomes in adolescent ADHD. Focus, 10(3): 2012.
AXELSON, Valkira Trino. PERNA, Perciliana. As funções executivas e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na primeira infância. Artigo Original. Re- vista Psicologia, O portal dos Psicólogos, 2015. Disponível em:
<http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0381.pdf>. Acesso em: 03 de fev. de 2019.
BOYER, Bianca, E.; GEURTS, HIlde, M.; PRINS, Pier, J., M.; VAN, Saskia, O. Two novel CBTs for adolescents with ADHD: the value of planning skills. European child & adoles- cent psychiatry, 24(9): 2014.
BRAUN, Karen Cristina Rech; MARCILIO, Fabiane Cristina Pereira; CORRÊA, Mikael Al- meida; DIAS, Ana Cristina Garcia. Terapia Cognitivo-Comportamental para adolescentes com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão sistemática de literatu- ra. Contextos Clínicos – Vol. 12, n. 2. mai./ago. 2019.
CAMINHA, M.G., FONTENELLE, I. D. S. SOARES, T. O modelo cognitivo aplicado à infância. In: Range B. Terapia Cognitivo-comportamental: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre, RS: Artmed. 2011.
CARDOSO, Caroline Benigno. Intervenções em Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento do TDAH em adultos. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC). São Paulo, SP, 2017. Disponível em:
<https://www.cetcc.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Caroline-Benigno-Cardoso.pdf >. Acesso em: 10 de jan. de 2019.
CORDIOLI, Aristides Volpato. A terapia cognitivo-comportamental no transtorno obsessivo- compulsivo. Rev Bras Psiquiatria; 30(Supl II): 2008.
GONÇALVES, Hosana Alves. MOHR, Rafael Mattevi, MORAES, André Luiz, SIQUEIRA, Larissa de Souza, PRANDO, Mirella Liberatore; FONSECA, Rochele Paz. Componentes atencionais e de funções executivas em meninos com TDAH: dados de uma bateria neuropsi- cológica flexível. Rev. Bras Psiquiatr. v. 62, n. 1, p. 13-21, 2013.
LYSZKOWSKI Liseane Carraro, ROHDE Luis Augusto. Terapia cognitivo- comportamental no TDAH. In: Cordioli AV. Psicoterapias: abordagens atuais. 3. Ed. Por- to Alegre (RS): Artmed, 2008.
MÉA, Cristina Pilla Della. CAZAROTTO, Analia Marafon; WAGNER, Márcia Fortes. Tera- pia Cognitivo-Comportamental e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade: Rela- to de Caso Infantil. Revista Saúde e Pesquisa, v. 7, n. 3, p. 541-551, set./dez. 2014.
NUNES, Gabriela Silveira. TCC no Tratamento da Ansiedade Generalizada e suas técni- cas. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Estudos em Terapia Cognitivo- Comportamental. São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.cetcc.com.br/wp- content/uploads/2017/11/2017-20-Gabriela-Nunes.pdf> Acesso em: 02 de fev. de 2019.
OLIVEIRA, Clarisse Tochetto de. Psicoeducação do Transtorno de Déficit de Aten- ção/Hiperatividade em estudantes universitários. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2017. Disponível em: <http://docplayer.com.br/110428851- Psicoeducacao-do-transtorno-de-deficit-de-atencao-hiperatividade-em-estudantes- universitarios.html> Acesso em: 20 de jan. de 2019.
PAULA, Cleonilda de. MONGON, Jocemara Ferreira. Aplicabilidade da Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância: uma revisão integrativa. TCC e TDHA: Revisão Integrativa. Cad. da Esc. de Saúde, Curitiba, v.17, n.1, 2017.
PICANÇO, Ana Luísa Bibe. A relação entre escola e família – as suas implicações no pro- cesso de ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, 2012. Disponível em:
<http://comum.rcaap.pt/bitstream/123456789/2264/1/AnaPicanco.pdf>. Acesso em: 10 de fev. de 2017.
PULLY, Amanda. A relação entre autismo e TDAH. Artigo Acadêmico. Universidade Fe- deral do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:
<http://clubematerno.net/2016/06/18/qual-relacao-entre-autismo-e-tdah/ >. Acesso em: 20 de jan. de 2019.
RIBEIRO, Simone Pletz. TCC e as funções executivas em crianças com TDAH. Revista Bra- sileira de Terapias Cognitivas, 12 (2), 2016.
SILVA, Juliana Vieira Almeida. TAKASE, Emílio. Aspectos neurobiológicos do TDAH e a TCC como modelo psicoterápico. Revista Digital, Nº141. Recuperado em v. 28, 2013. Dis- ponível em: <http://www.efdeportes.com/efd141/aspectos-neurobiologicos-do-tdah.htm>.
Acesso em: 15 de jan. de 2019.
SPRICH, Susan. E.; BURBRIDGE, Jennifer; LERNER, Jonathan. A.; SAFREN, Steven. A. Cognitive-behavioral therapy for ADHD in adolescents: Clinical considerations and a case series. Cognitive and behavioral practice, 22(2): 2015.
SPRICH, Susan. E.; SAFREN, Steven. A.; FINKELSTEIN, Daniel.; REMMER, Jocelyn .E.;
HAMMERNESS, Paul. A randomized controlled trial of cognitive behavioral therapy for ADHD in medication‐treated adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 57(11): 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Thiago Ruam, José Leudo Freitas Hipólito, Alice Ladeira , Lilian Façanha da Silva Amorim, Thiago Arruda Prado Cavalcante, Carolina Coutinho de Magalhães, Thalyta Emanuelly Gomes santos, José Victor Reis de Santana, Bruno Rafaell Machado Oliveira, Maria Eduarda Gaspar de Souza, Lucas de Almeida Alves Veloso, Maria Clara Pereira Nogueira da cruz, Luiza Reinert Carramillo , Alex Rosman Scaramel