Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno global do neurodesenvolvimento da criança, de caráter multifatorial, com características clínicas específicas, apresentando déficits motores, atrasos cognitivos e prejuízos na comunicação e interação social. Objetivo: demonstrar por meio de uma revisão de literatura a relevância da atuação da fisioterapia nos déficits psicomotores. Metodologia: Será realizada uma revisão de literatura descritiva, onde será levantado artigos científicos, nas plataformas de busca Pubmed, Medline e Scielo. Resultados: foram quantificados 246 artigos nas bases de dados Pubmed, Scielo E Medline, usando os seguintes descritores de pesquisa, transtorno do espectro autista, e fisioterapia and autismo; nos idiomas português, inglês e espanhol. Após levantamento dos dados, foram excluídos 226 artigos seguindo os critérios de exclusão, e selecionado 20 artigos que atendem aos parâmetros de inclusão. Considerações finais: A intervenção da fisioterapia precoce desempenha um papel crucial no tratamento de crianças com TEA, oferecendo uma ampla gama de benefícios que abrangem o desenvolvimento de seus potenciais e habilidades motoras, cognitivas e comportamental, melhorando assim a independência e qualidade de vida.
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