A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
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Palavras-chave

Fisioterapia, Autismo, crianças.

Como Citar

Barboza , Íris E. P., Azevedo , A. L. R. de, & Alves , R. (2023). A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(5), 2375–2390. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2375-2390

Resumo

Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento definido por déficits na presença de interesses restritos e comportamentos repetitivos além da comunicação social. Objetivo: Analisar, através da revisão de alguns trabalhos já publicados, como a fisioterapia pediátrica atua na contribuição do desenvolvimento motor em crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologia: O trabalho trata-se de uma revisão de literatura sobre fisioterapia pediátrica na contribuição do desenvolvimento motor em crianças portadoras do TEA, foram utilizadas as seguintes bases de dados: BVS, Lilacs e Medline. Resultados: Percebe-se como a fisioterapia pediátrica contribui no desenvolvimento motor em crianças autistas, uma vez que desenvolve habilidades motoras. comprometidas pelo transtorno e atua na coordenação e na adequação do corpo a uma postura. Considerações finais: A fisioterapia pediátrica mostrou sua importância na ativação dos níveis sensoriais e motores.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2375-2390
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