Resumo
Estudos científicos em que possuem como abordagem a sexualidade no ambiente escolar, destacam a importância das crianças terem contato com o assunto desde os anos iniciais do ensino fundamental, de forma responsável e adequada, minimizando assim ao máximo os perigos causados pela falta de informação. Este estudo objetivou-se analisar o conhecimento de alunos e a importância de temas como educação sexual e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) dentro da sala de aula. Estudo transversal, que foi realizado com três turmas de alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manuel Vieira no município de Patos, PB no ano de 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado, contendo perguntas sobre sexualidade e DST’s e analisados quali-quantitativamente. Participaram da pesquisa 92 alunos, onde 63 são do sexo feminino e 29 masculino. Observou-se uma prevalência de faixa etária entre 15 a 18 anos. Em relação ao conhecimento de uma DST, 89% responderam que conhecem e 11% que não, sendo a AIDS a mais citada entre os que conheciam. Quanto aos métodos de prevenção das DST’s, 91% dos jovens afirmaram conhecer algum método de prevenção e 9% não conhecem método algum. A grande maioria afirmou ser a internet e a TV a principal fonte de informação sobre sexualidade.
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