Resumo
Introdução: O processo coaching traz em seus princípios aspectos que vão ao encontro das bases teóricas da enfermagem, que abrangem o empoderamento do cliente e o envolvimento do cliente na tomada de decisões. A enfermagem busca transformar a maneira como o indivíduo ou grupos lida com sua própria saúde, utilizando ferramentas como motivação e reconhecimento de resistências à mudança para o alcance da qualidade de vida. Objetivo: Analisar a utilização de intervenções do tipo Coaching no Ensino de Graduação e pós-graduação em Enfermagem. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, direcionada pelas etapas sugeridas no manual para síntese de evidências do Joanna Briggs Institute Reviewer’s, tendo com questão norteadora: Quais as intervenções do tipo coaching estão sendo realizadas no âmbito do ensino de enfermagem por ou para estudantes de graduação? Foi realizada a busca nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Embase, Scopus, Scielo e Google Scholar, utilizando-se os descritores: Coaching, Nursing Students, Nursing Education. Resultados: A maioria dos estudos envolveu docentes de enfermagem como coaches e estudantes de enfermagem (graduação e pós-graduação) como coachees. Entre as intervenções destacaram-se: coaching acadêmico para exame – combinando apoio emocional com estratégias de estudo e resolução de provas; coaching clínico – direcionado ao desenvolvimento de competências práticas e à integração da teoria com a prática; coaching de bem-estar e ontológico – voltado à melhoria da autoeficácia e resiliência dos estudantes; e o coaching entre pares – que fortalecem a adaptação ao ambiente acadêmico e o desenvolvimento de liderança. Notou-se que o processo de coaching foi benéfico na autonomia, resiliência, empoderamento e bem-estar dos estudantes de enfermagem. Conclusão: O processo de coaching permite a aplicação de uma ampla variedade de estratégias, implementadas de maneira transversal ou longitudinal, que proporcionam acompanhamento e orientação fornecidos ao longo da graduação e até mesmo pós-graduação, favorecendo uma futura atuação profissional qualificada.
Referências
INTERNATIONAL COACH FEDERATION. Coaching FAQs. 2021. Disponível em: https://coachingfederation.org/faqs. Acesso em: 5 maio 2024.
SCHWELLNUS, Heidi; KING, Gillian; THOMPSON, Laura. Client-centred coaching in the paediatric health professions: a critical scoping review. Disability and Rehabilitation, v. 37, n. 15, p. 1305–1315, 2015.
LANCHA, L. O. P.; LANCHA JR., A. H. Manual do coaching de bem-estar e saúde. Barueri: Manole, 2017.
SARROEIRA, Cassilda; CUNHA, Fátima; SIMÕES, Joaquim. Coaching & Enfermagem: uma análise qualitativa da literatura. Revista da UI_IP Santarém - Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, v. 8, n. 1, p. 42-56, 2020.
FREIRE, R. M. A.; VILAR, Ana Isabel; FIGUEIREDO, Maria. A utilização do coaching na promoção do autocuidado. In: AUTOCUIDADO: um foco central da enfermagem. [S. l.: s. n.], 2021. p. 111-123.
SCHAUB, B. G.; LUCK, S.; DOSSEY, B. Integrative nurse coaching for health and wellness. Alternative and Complementary Therapies, v. 18, n. 1, p. 14–20, 2012.
DOSSEY, B. M.; HESS, D. Professional nurse coaching: advances in national and global healthcare transformation. Global Advances in Health and Medicine, v. 2, n. 4, p. 10–16, 2013.
DONNER, Gail J.; CONSEIL INTERNATIONAL DES INFIRMIÈRES; WHEELER, Mary M. Coaching in nursing: an introduction. Geneva: International Council of Nurses; Indianapolis: Honor Society of Nursing, Sigma Theta Tau International, 2009.
MENEGAZ, Jouhanna do Carmo et al. Utilização de coaching por enfermeiros na prática profissional: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e61291110167, 2020.
MOORE, A. K.; AVINO, K.; MCELLIGOTT, D. Analysis of the theory of integrative nurse coaching. Journal of Holistic Nursing, v. 40, n. 2, p. 169-180, 2022.
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (Brasil). Cofen aprova novas especialidades em enfermagem. Cofen, 13 jul. 2025. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/cofen-aprova-novas-especialidades-em-enfermagem/. Acesso em: 7 jul. 2024.
WOLEVER, R. Q. et al. A systematic review of the literature on health and wellness coaching: defining a key behavioral intervention in healthcare. Global Advances in Health and Medicine, v. 2, n. 4, p. 38-57, 2013.
CORDEIRO, Luciana; SOARES, Cassia Baldini. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS - Boletim do Instituto de Saúde, v. 20, n. 2, p. 37-43, 2019.
AROMATARIS, E. et al. (ed.). JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI, 2024. Disponível em: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL/355862497/10.+Scoping+reviews. Acesso em: 7 jul. 2024.
CENTER FOR OPEN SCIENCE. Open Science Framework (OSF). Disponível em: https://osf.io/7xwaj/. Acesso em: 7 jul. 2024.
TRICCO, Andrea C. et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467–473, 2 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850. Disponível em: https://www.prisma-statement.org/scoping. Acesso em: 7 jul. 2025.
QATAR COMPUTING RESEARCH INSTITUTE. Rayyan. Disponível em: http://rayyan.qcri.org. Acesso em: 7 jul. 2025.
ADDIS, Gulen; LOUGHREY, Natasha. Experiences and evaluation of the new standards for student supervision and assessment. British Journal of Nursing, v. 34, n. 1, p. 36–40, 2025.
CONNELLY, Liane et al. The academic coach: a program for nursing student success. Journal of Nursing Education, v. 58, n. 11, p. 661–664, 2019.
CZEKANSKI, Kathleen; MINGO, Sharon; PIPER, Letty. Coaching to NCLEX-RN success: a postgraduation intervention to improve first-time pass rates. Journal of Nursing Education, v. 57, n. 9, p. 561–565, 2018.
SEZER, Hale; ŞAHIN, Hatice. A snapshot of the coaching practices in undergraduate nursing education: evaluation of stakeholders’ perceptions and program costs. Turkish Journal of Biochemistry, v. 47, n. 1, p. 149–155, 2022.
KNOWLTON, Mary. Student perceptions of stressors and the value of coaching in a baccalaureate nursing articulation program. Nursing Education Perspectives, v. 38, n. 5, p. 277–278, 2017.
NOH, Gie-Ok; KIM, Dong Hee. Effectiveness of a self-directed learning program using blended coaching among nursing students in clinical practice: a quasi-experimental research design. BMC Medical Education, v. 19, n. 1, p. 225, 2019.
NORMAN, Kay. A student coaching in practice (SCiP) approach: the impact on adult field pre-registration nursing students. British Journal of Nursing, v. 31, n. 15, p. 800–806, 2022.
PEREIRA, Travis Lanz-Brian et al. Ontological coaching among nursing undergraduates: a pilot randomized controlled (OCEAN) trial. Medical Education Online, v. 29, n. 1, p. 2379109, 2024.
ROMANO, Rita et al. Health coaching for undergraduate nursing students: a pilot study for an action research. Acta Bio Medica: Atenei Parmensis, v. 94, n. 5, p. e2023209, 2023.
RYER, Jacquelyn; BIRRIEL, Barbara. Implementing peer support in graduate nursing education: a quality improvement initiative. Journal of Professional Nursing, v. 59, p. 109–113, 2025.
SCHLAIRET, Maura C.; RUBENSTEIN, Cynthia. Senior NCLEX-RN coaching model: development and implementation. Nurse Educator, v. 44, n. 5, p. 250–254, 2019.
SEZER, Hale; ŞAHIN, Hatice. Programa de desenvolvimento docente para coaching em educação em enfermagem: um estudo sobre o processo de desenvolvimento curricular. Nurse Education in Practice, v. 55, p. 103165, 2021.
TEAL, Jutara Srivali et al. Students' perception of nurse coach interventions. Teaching and Learning in Nursing, v. 19, n. 1, p. 52–55, 2024.
UNDERWOOD, Stella et al. Evaluating the impact of a coaching pilot on students and staff. British Journal of Nursing, v. 28, n. 21, p. 1394–1398, 2019.
WAREING, Mark et al. “Coaching and Peer‐Assisted Learning” (C‐PAL) – the mental health nursing student experience: a qualitative evaluation. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, v. 25, n. 8, p. 486–495, 2018.
WOODWARD, Kyla F.; HIRSCH, Anne. Discipline-specific writing support in graduate nursing. Journal of Nursing Education, v. 62, n. 4, p. 253–256, 2023.
RICHARDSON, Corianne et al. Coaching in nursing: an integrative literature review. Nursing Open, v. 10, n. 10, p. 6635-6649, 2023.
MENEZES, Heloísa de Góes Gigueira et al. Relação entre liderança coaching e resiliência dos enfermeiros no ambiente hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, p. e20220265, 2023.
SINGH, Harjit K.; KENNEDY, Gerard A.; STUPANS, Ieva. Competências e formação de profissionais de saúde envolvidos em coaching em saúde: uma revisão sistemática. Doença Crônica, v. 18, n. 1, p. 58-85, 2022.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Karenine Maria Holanda Cavalcante, Tainah Oliveira Nascimento, Iane Lynda Costa Santos, Laura Dayane Gois Bispo