A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS TENDÊNCIAS ESTÉTICAS DENTAIS E FACIAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
PDF

Palavras-chave

Mídias sociais
Odontologia estética
Rede social
Sorriso
Ética odontológica

Como Citar

Pelet, S. de M., Borges, D. C., Pereira, L. B., Casali Reis, L. Q., de Mendonça, M. B., de Andrade, R. S., & Pimenta Santos Silva, I. A. (2024). A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NAS TENDÊNCIAS ESTÉTICAS DENTAIS E FACIAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(9), 3470–3500. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n9p3470-3500

Resumo

O consumo de conteúdos midiáticos vem aumentando cada vez mais durante as últimas décadas. Neste contexto, a mídia e as redes sociais se tornaram meios poderosos de disseminação de tendências de beleza, promovidas frequentemente por influenciadores digitais. Essas figuras têm grande impacto sobre seus seguidores, moldando percepções de estética e incentivando a busca por tratamentos que muitas vezes priorizam a aparência em detrimento da funcionalidade e saúde biológica. Diante deste cenário, faz-se necessário discutir sobre a influência das mídias sociais no aumento da busca por procedimentos odontológicos estéticos. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das mídias sociais sobre a crescente demanda por tratamentos odontológicos estéticos padronizados, visando compreender seu impacto no surgimento de tendências estéticas dentais e faciais. Pretendeu-se ainda esclarecer a conduta do cirurgião-dentista diante deste contexto em constante transição. O método utilizado para este estudo foi uma revisão integrativa da literatura nas plataformas PubMed, Scielo e Google Scholar. Além das plataformas, com intuito de contextualização, foi realizada busca manual nas referências dos artigos selecionados. Esta pesquisa revelou a significativa influência das mídias sociais no aumento da busca por procedimentos estéticos padronizados, a presença ativa de cirurgiões-dentistas nas mídias e redes sociais, a importância da legislação que regula a profissão e a conduta dos profissionais neste cenário. Concluiu-se que as mídias sociais geram impactos significativos nas percepções de estética odontológica e incentivam a busca por procedimentos estéticos padronizados, sendo responsabilidade dos cirurgiões-dentistas o desenvolvimento de abordagens que proporcionem mais saúde e conforto aos pacientes, priorizando especialmente a parte funcional e biológica.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n9p3470-3500
PDF

Referências

Alalawi, A.; Aljuaid, H.; Natto, Z.S. The effect of social media on the choice of dental patients: a cross-sectional study in the city of Jeddah, Saudi Arabia. Patient preference and adherence, v. 3, n. 13, p. 1685-1692, 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31631983/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Alves, A. L. S. A influência da mídia na percepção da estética odontológica. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

Alves, G. N, Aras, W. M. de F. Percepção de pacientes em relação à estética dentária. Revista Saúde.com, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 161-171, 2014. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/297>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Appel, G. et al. The future of social media in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, p. 79–95, 2020. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32431463/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Baik, K.M. et al. Effect of social media on patient’s perception of dental aesthetics in Saudi Arabia. International Journal of Dentistry, v. 2022, p. 1-6, 2022. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35265132/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Blatz M.B. et al. Evolution of Aesthetic Dentistry. Journal of Dental Research, v. 98, n. 12, p. 1294 –1304, 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31633462/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Braga, M. L. de A. et al. Evaluation of the perception of smile satisfaction and the influence of digital social media on the population. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e46810615727, 2021. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15727>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Brasil. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966. Regula o exercício da odontologia no Brasil. Brasília (DF): Presidência da República, [1966]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5081.htm>. Acesso em: 14 fev. 2024.

Brasil. Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, [1990]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm>. Acesso em: 13 abr. 2024

Brasil. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Código de Ética Odontológica. Resolução CFO-118, de 11 de maio de 2012. Rio de Janeiro: CFO, 212. Disponível em: < https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2018/03/codigo_etica.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2024.

Brasil. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Resolução CFO-196, de 29 de janeiro de 2019. Autoriza a divulgação de autorretratos (selfie) e de imagens relativas ao diagnóstico e ao resultado final de tratamentos odontológicos, e dá outras providências. Brasília (DF): Conselho Federal de Odontologia, [2019a]. Disponível em: < https://website.cfo.org.br/resolucao-cfo-196-2019/>. Acesso em: 14 fev. 2024.

Brasil. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Resolução CFO-198, de 29 de janeiro de 2019. Reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, e dá outras providências. Brasília (DF): Conselho Federal de Odontologia, [2019b]. Disponível em: <https://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%C3%87%C3%83O/SEC/2019/198>. Acesso em: 11 mai. 2024.

Brasil. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 2024. Disponível em: < https://emec.mec.gov.br/emec/nova>. Acesso em: 11 mai. 2024.

CFO. Conselho Federal de Odontologia. WSCFO. Quantidade Geral de Profissionais e Entidades Ativas, 2024. Disponível em < https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e-profissionais-ativos/>. Acesso em: 13 abr. 2024.

Cruz, G.S.; Breda, P. L. de C. L. Os impactos da harmonização orofacial na odontologia: necessidade x vaidade / The impacts of orofacial harmonization on dentistry: need x vanity. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 26571–26580, 2021. Disponível em: < https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/40328>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Emiliano, G.B.G.; de Oliveira, C.C.A.; dos Santos, M.M. Estratégias de publicidade no Instagram® utilizadas por cirurgiões-dentistas. Revista Brasileira de Odontologia Legal, v. 9, n. 1, p. 67-77, 2022. Disponível em: < https://fi-admin.bvsalud.org/document/view/zdb2q>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Estrela, C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Artes Medicas, 2018. 725 p.

Goldie, K. et al. Aesthetic Delusions: An Investigation into the Role of Rapid Visual Adaptation in Aesthetic Practice. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology. V. 14, p. 1079-1087, 2021. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8424431/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Gresnigt, M.M.M. et al. Randomized clinical trial on indirect resin composite and ceramic laminate veneers: Up to 10-year findings. Journal of dentistry, v. 86, p. 102-109, 2019. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31181242/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Lorenzo, P.D. et al. Aesthetic dental procedures: legal and medico-legal implications. Open Medicine, v. 13, n. 1, p. 96-100, 2018. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5900416/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Massarani, L.; Leal, T.; Waltz, I. O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 14, e00148319, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/csp/a/wg8Tn5R77L5v7YKJGPNcRYk/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Miranda, S.S.; Bulcão, J.A.; Dultra, C.A. Publicidade e propaganda em odontologia: avaliação dos aspectos éticos envolvidos. RBOL-Revista Brasileira de Odontologia Legal, v. 2, n. 1., p. 53-67, 2015. Disponível em: < https://portalabol.com.br/rbol/index.php/RBOL/article/download/21/26/32>. Acesso em 15 de junho de 2024.

Mokhtar, H.A. et al. The perception of smile attractiveness among Saudi population. Clin Cosmet Investig Dent, v. 7, p. 17-23, 2015. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4309796/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Moraes, P.; Slob, E. A influência da mídia social na saúde pública: impactos no sistema estomatognático. Rev. Odonto, v.26, n. 51. e7613144754, 2018.

Moreira, M.D. A construção da imagem corporal nas redes sociais: padrões de beleza e discursos de influenciadores digitais. PERcursos Linguísticos, Vitória (ES), v. 10, n. 25, p. 144-162, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/30680>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Muralidharan, S. et al. Knowledge of dental ethics and jurisprudence among dental practitioners in Pune: a questionnaire survey. Cureus, v. 14, n. 11, e31503, 2022. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36540426/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Najjar, H.E. et al. Indications, limitations, and outcomes of clear aligners in orthodontic treatment. International Journal Of Community Medicine And Public Health, [S. l.], v. 10, n. 7, p. 2604–2608, 2023. Disponível em: <https://www.ijcmph.com/index.php/ijcmph/article/view/11390>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Oliveira, E.R.C de; Rosinholli, G.; Tognetti, V.M. A mídia como grande influenciadora da cultura perfeccionista dentro da odontologia estética. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 12, p. e3122369, 2022. Disponível em: < https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2369>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Papadimitriou, A. et al. Clinical effectiveness of Invisalign® orthodontic treatment: a systematic review. Progress in Orthodontics, v. 19, n. 1, p. 1-8, 2018. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30264270/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Papazian, M.F. et al. Principais aspectos dos preenchedores faciais. Rev. FAIPE, v.8, n.1, p. 101-116, 2018.

Ríos, K. Laypeople's perceptions of smile esthetics: Why is it important and what do we need to know?. Journal of Oral Research, [S.l.], p. 27-29, 2020. Disponível em: < https://www.joralres.com/index.php/JOralRes/article/view/joralres.2020.059>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Rosário, A.C.A. et al. Odontologia estética e as redes sociais no mundo contemporâneo. Revista Interface – Integrando Fonoaudiologia e Odontologia, v. 1, n. 2, jul./dez. 2020. Disponível em: < http://www.revistas.uniflu.edu.br:8088/seer/ojs-3.0.2/index.php/interface/article/view/349>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Santos, R.G. et al. O impacto das facetas diretas em resina composta sobre o tecido periodontal: revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, p. e54511730235-e54511730235, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/30235/26153/347923>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Silva, J.S. et al. Dentistry in social media and its impact on the dentist-patient relationship: an integrative review. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, e119111436111, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36111>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Simplício, A.H.M. Social media and Dentistry: ethical and legal aspects. Dental Press Journal of Orthodontics, v. 24, n. 6, p. 80-89, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/dpjo/a/kSDWfDpmSjS8Q5rnyTrvJxw/?lang=en>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Subramanian, S.S. et al. The impact of priming on dentally induced social judgements: An experimental study. Journal of dentistry, v. 127:104347, 2022. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36280005/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Taneja, P. et al. Impact of Social media on dental treatment choices: A web-based survey. Journal of Indian Association of Public Health Dentistry, vol. 20, p. 415-419, 2022. Disponível em: <https://journals.lww.com/aphd/fulltext/2022/20040/impact_of_social_media_on_dental_treatment.19.aspx>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Trushkowsky, R.D. et al. The Interplay of Orthodontics, Periodontics, and Restorative Dentistry to Achieve Aesthetic and Functional Success. Dent Clin North Amer. v. 59, n. 3, p. 689-702, 2015. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26140975/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Vilaça, M.L.C..; Araujo, E.V.F. Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Rev. Unigranrio. Duque de Caxias, ed. 1, 2016.

Zheng, M. et al. Efficiency, effectiveness and treatment stability of clear aligners: A systematic review and meta-analysis. Orthodontics and Craniofacial Research, v. 20, n. 3, p. 127-133, 2017. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28547915/>. Acesso em: 15 de junho de 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Sarah de Morais Pelet, Daniella Cristina Borges, Leonardo Bíscaro Pereira, Lorene Queiroz Casali Reis, Marcos Bilharinho de Mendonça, Rodrigo Soares de Andrade, Ivania Aparecida Pimenta Santos Silva