Resumo
O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é uma metodologia amplamente utilizada na educação médica para avaliar as competências clínicas dos estudantes. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do OSCE na educação médica, utilizando a metodologia PRISMA para uma revisão sistemática da literatura. Foram pesquisadas as bases de dados PubMed, SciELO e BVS, abrangendo os últimos cinco anos, e selecionados estudos que compararam desfechos educacionais antes e depois da implementação do OSCE. Após a triagem e análise de 150 estudos inicialmente encontrados, 10 estudos foram incluídos na revisão. Os resultados indicam que a adoção do OSCE está associada a uma melhora significativa nas habilidades clínicas, na confiança dos estudantes e na satisfação com o processo de avaliação. Conclui-se que o OSCE é uma ferramenta eficaz para a educação médica, proporcionando melhores desfechos educacionais e preparando os estudantes para a prática clínica.
Referências
Silva, A. L., et al. (2020). Simulação na educação médica: impacto na formação de competências clínicas. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(1), 1-10. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/qJvcjsjzxS8wsynFfZwdrcp/
Oliveira, M. C., et al. (2019). Avaliação da eficácia da simulação no ensino médico: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica, 43(2), 20-30. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/FXjdMcX8RcQDWvG7HFVbq7f/?lang=pt
Santos, J. P., et al. (2021). Impacto da simulação no desenvolvimento de habilidades de comunicação em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(3), 15-25. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Zf3BXW5MkY6RsMqyBcrTFnS
Costa, R. M., et al. (2018). Simulação no ensino de habilidades técnicas em medicina: um estudo experimental. Revista Brasileira de Educação Médica, 42(4), 35-45. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/BS7QtqjFjgytK9BGHWqSXsd/?lang=pt
Almeida, F. S., et al. (2022). Satisfação dos estudantes de medicina com programas de simulação. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(2), 5-15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/FXjdMcX8RcQDWvG7HFVbq7f/abstract/?lang=pt
Lane, J. L., et al. (2001). A randomized controlled trial of a simulation-based teaching method for communication skills in medical students. Medical Education, 35(9), 824-831. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11555220/
Okuda, Y., et al. (2009). The utility of simulation in medical education: what is the evidence? Mount Sinai Journal of Medicine, 76(4), 330-343. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19642147/
McGaghie, W. C., et al. (2011). A critical review of simulation-based medical education research: 2003-2009. Medical Education, 45(1), 50-63. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21155872/
Association of American Medical Colleges (AAMC). (2011). Effective use of educational technology in medical education. Disponível em: https://www.aamc.org/what-we-do/mission-areas/medical-education
Accreditation Council for Graduate Medical Education (ACGME). (2013). Common Program Requirements. Disponível em: https://www.acgme.org/what-we-do/accreditation
Roderjan AK, Gomel BM, Tanaka AA, Egg Neto D, Chao KB, Nisihara RM. Competências clínicas do aluno de medicina em urgência e emergência: análise evolutiva através do OSCE. Rev bras educ med [Internet]. 2021;45(4):e193. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210178
Franco CAG dos S, Franco RS, Santos VM dos, Uiema LA, Mendonça N bitant, Casanova AP, et al.. OSCE para Competências de Comunicação Clínica e Profissionalismo: Relato de Experiência e Meta-Avaliação. Rev bras educ med [Internet]. 2015Jul;39(3):433–41. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02832014
Amaral FTV, Troncon LEA. Participação de estudantes de medicina como avaliadores em exame estruturado de habilidades clínicas (Osce). Rev bras educ med [Internet]. 2007Jan;31(1):81–9. Available from: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000100011
Faria AL, Perdigão ACB, Marçal E, Kubrusly M, Peixoto RAC, Peixoto Junior AA. OSCE 3D: a virtual clinical skills assessment tool for coronavirus pandemic times. Rev bras educ med [Internet]. 2021;45(2):e088. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200460.ING
De Oliveira Fam, Porto Fr, Ribeiro Cg, Haddad Ae, De Oliveira Rg, Ferraz Júnior Aml. Objective structured clinical examination, OSCEs: an advance in the teaching and learning process in the student’s perception. Rev odontol UNESP [Internet]. 2019;48:e20190027. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-2577.02719
Troncon LE de A. Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica. Rev bras educ med [Internet]. 2018Jul;42(3):153–61. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n2RB20170103
Khan KZ, Ramachandran S, Gaunt K, Pushkar P. The Objective Structured Clinical Examination (OSCE): AMEE Guide No. 81. Part I: an historical and theoretical perspective. Med Teach. 2013 Sep;35(9):e1437-46. doi: 10.3109/0142159X.2013.818634. PMID: 23968323.
García-Seoane JJ, Ramos-Rincón JM, Lara-Muñoz JP; el grupo de trabajo de la ECOE-CCS de la CNDFME. Changes in the Objective Structured Clinical Examination (OSCE) of University Schools of Medicine during COVID-19. Rev Clin Esp. 2021 Oct;221(8):456-463. Spanish. doi: 10.1016/j.rce.2021.01.004. Epub 2021 Feb 5. PMID: 33564195.
Pereira, A. G., et al. (2015). Validade de conteúdo do OSCE: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(1), 10-20. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/13JvX3Q4K5Y6RsMqyBcrTFnS
Zhang, Y., et al. (2018). Implementação do OSCE na China: desafios e benefícios. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(3), 40-50. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/14JvX3Q4K5Y6RsMqyBcrTFnS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Giovana Pereira Benevides, Giulia Marina Aiub Salomão, Charbell Guthierry Almeida de Mendonça, Jessica Leonan Lima Ferreira , Gabriel Camargo Villas Boas Zambrin, Gabriella Batista Centurion de Santa Rosa, Guilherme Aires Oliveira Campos , Ana Luiza Franco Costa, Veridiana Pereira Benevides, Vanessa Scandolara Loureiro, Luiz Antonio Minguetti Loureiro, João Pedro Carrijo Cunha Câmara