Resumo
Introdução: Um questionário é um conjunto de perguntas, que obedecem uma sequência lógica, sobre variáveis e circunstâncias que se deseja medir ou descrever em uma pesquisa científica. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura com o intuito de investigar o uso do questionário como ferramenta metodológica com vistas para suas potencialidades e desafios no âmbito acadêmico. Material e Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica no banco de dados Google Acadêmico e na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) do período 2005 a 2023. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos idiomas inglês e português; artigos completos e disponíveis na íntegra; abordagem do tema central da pesquisa. Revisão de Literatura: Historicamente, os questionários têm sido a opção predominante para a coleta de informações e nas últimas décadas, tem-se observado uma diminuição nas taxas de resposta e um aumento no desenvolvimento tecnológico e na utilização da internet, o que tem impulsionado o surgimento e a adoção dos questionários online. Considerações Finais: Em relação ao uso de questionário, destaca-se que ele oferece benefícios como maior alcance geográfico, conveniência e automatização e desafios relacionados à taxa de resposta e representatividade da amostra, além de oferecer diferentes opções de acordo com as necessidades da pesquisa.
Referências
BATISTA, B. et al. Técnicas de recolha de dados em investigação: Inquirir por questionário e/ou inquirir por entrevista. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados, v. 2, p. 13-36, 2021.
CARMO, H; FERREIRA, M. M. Metodologia da Investigação - Guia para Autoaprendizagem. 2. ed. Portugal: Universidade Aberta, 2008. 220 p.
COUTINHO, C. P. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Edições Almedina, 2011. 412 p.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.
EBERT, Jonas Fynboe et al. or web-based questionnaire invitations as a method for data collection: cross-sectional comparative study of differences in response rate, completeness of data, and financial cost. Journal of medical Internet research, v. 20, n. 1, p. e24, 2018.
FALEIROS, Fabiana et al. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 25, 2016.
GONÇALVES, Albertino. Métodos e Técnicas de Investigação Social I - Programa, Conteúdo e Métodos de Ensino Teórico e Prático. Portugal: Universidade de Minho, 2004. 123 p. Disponível em: https://tendimag.files.wordpress.com/2012/09/mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-investigac3a7c3a3o-social-i.pdf. Acesso em: 05 jun. 2023.
HILL, M. M. Desenho de questionário e análise dos dados - alguns contributos. In Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação. Edições Húmus. 2014. 320 p.
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa Elaboração, aplicação e análise de conteúdo. São Paulo: Pedro e João, 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.
MEDEIROS, Carolina Beltrão de; STEINER NETO, Pedro José; ZOTTO, Ozir Francisco de Andrade. Usando questionários virtuais em pesquisas quantitativas. In: BALAS 2000 CONFERENCE, 1., 2000, Caracas. Anais BALAS CONFERENCE. Caracas: Balas Conference, 2000. p. 1-3.
MIRANDA, Gilberto José. Elaboração e aplicação de questionários. In: NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al (org.). Trabalho de Conclusão de Curso: uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 216-229.
MUTEPFA, Magen Mhaka; TAPERA, Roy. Traditional survey and questionnaire platforms. Handbook of research methods in health social sciences. p. 541-558, 2019.
OLIVEIRA, José Clovis Pereira de et al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: III Congresso Nacional de Educação. 2016. p. 1-13.
SANTOS, José Rui; HENRIQUES, Susana. Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. 2021.
VAN GELDER, Marleen M.H.J., Bretveld, Reini W., Roeleveld, Nel. Web-based Questionnaires: the future in epidemiology? American Journal of Epidemiology, [S.L], v. 172, n. 11, p. 1292-1298, set. 2010.
VIEIRA, Sonia et al. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009. 175 p.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Jennifer Ester de Sousa Bastos, Julia Maria de Jesus Sousa, Pollyana Mattias Narciso da Silva, Rafael Lemes de Aquino