Educação em saúde sobre otites externas na zona rural do Rio Grande do Norte: um relato de experiência
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Palavras-chave

Otite Externa
Diabetes
Fatores de Risco
Educação em Saúde

Como Citar

Alves Praxedes, S., Albuerne Bezerra Diniz, L., de Lima Bezerra Aquino, P., Isis Soares de Lima Dantas, A., Dantas de Araújo Góis, A. V., de Castro Medeiros, L. C., Moura Viana , H., Alves de Lima Filho, C. A., Ramos de Carvalho, L. K., de Sousa Cavalcante Maia, D. H., Duarte dos Santos, L. M., Alves Praxedes, S., & Rosado Cantídio de Medeiros Nascimento, A. (2024). Educação em saúde sobre otites externas na zona rural do Rio Grande do Norte: um relato de experiência. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(7), 2974–2985. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n7p2974-2985

Resumo

Esse artigo tem como objetivo relatar uma ação educativa em saúde acerca das otites externas e seus fatores predisponentes, com enfoque na educação e promoção da saúde destinada à população de maior vulnerabilidade social. Trata-se de um relato de experiência descritivo acerca de um evento educacional promovido por acadêmicos de medicina, na zona rural do Município de Mossoró/RN. O tema foi apresentado em linguagem simplificada em forma de roda de conversas, de maneira participativa e dinâmica. Em adição, foram fornecidos panfletos informativos, com aspecto lúdico e didático. Como resultados da experiência, observou-se que os pacientes apresentaram pouco conhecimento prévio, porém houve alto interesse na atividade e alta taxa de satisfação no quesito conhecimento, medida por meio de quiz de perguntas acerca da definição e medidas preventivas das otites externas. Não obstante, conforme pesquisa realizada, viu-se que a exposição frequente a climas quentes e úmidos, trauma auto-induzido, limpeza excessiva do conduto auditivo externo e a retenção de água no meato externo devido a atividades aquáticas desprotegidas são os principais fatores de risco. Além disso, pacientes imunodeprimidos são predispostos a desenvolver formas complicadas. Por fim, evidenciou-se a importância das atividades instrutivas na atenção primária, especialmente em populações vulneráveis, no intuito de prevenir doenças otológicas e seus possíveis desfechos graves.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n7p2974-2985
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Copyright (c) 2024 Sabrina Alves Praxedes, Lucas Albuerne Bezerra Diniz, Penélope de Lima Bezerra Aquino, Alexandra Isis Soares de Lima Dantas, Ana Valéria Dantas de Araújo Góis, Luana Christie de Castro Medeiros, Hugo Moura Viana , Carlos Alberto Alves de Lima Filho, Layla Kathlien Ramos de Carvalho, Dannyelly Hylnara de Sousa Cavalcante Maia, Letícia Mariana Duarte dos Santos, Silvia Alves Praxedes, Abraão Rosado Cantídio de Medeiros Nascimento