OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES UNITITE: RELATO DE CASO
PDF

Palavras-chave

Implantes dentários; Unitite; Prótese sobre implante. Dental implants; Unitite; Implant prosthesis.

Como Citar

Dias Santiago , A. ., & Coelho Paraguassu , Éber . (2022). OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES UNITITE: RELATO DE CASO. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences , 4(3), 33-47. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2022v4n3p33-47

Resumo

A utilização de implantes estreitos Unitite é um assunto pouco discutido na literatura. Nos últimos anos, devido às melhorias tecnológicas, um maior interesse tem sido dado a estes sistemas de implantes. Atualmente tem sido lançado no mercado os implantes Unitite da SIN (Sistema de Implante Nacional), com novos conceitos de design e tratamento de superfície, que tem como finalidade acelerar a cicatrização e a osseointegração. O menor diâmetro pode implicar em uma menor estabilidade do implante ou, ainda, em uma menor resistência as forças laterais, e tais fenômenos poderiam implicar negativamente na osseointegracao. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir aspectos relativos a este assunto, utilizando como exemplo um caso clínico de um implante estreito (Slim, Unitite – SIN), com 2,9 mm de diâmetro e conexão cônica, foi instalado em uma área estética com pouco espaço vestíbulo-palatino na região do elemento 12. Após o período de 6 meses de acompanhamento o aspecto da área apresentava boa estética peri-implantar e aspectos clínicos compatíveis com saúde e normalidade. Dessa maneira, conclui-se, que a macro geometria favorece a estabilidade primária desse tipo de implante, e menor tempo em sua colocação, é importante ressaltar também que um bom planejamento, além da quantidade e qualidade óssea sejam adequadas. Além disso, normalmente, a literatura reporta poucas falhas para os implantes estreitos, pois apesar de existirem poucos estudos sobre implantes em áreas estéticas, com implantes de diâmetro menor do que 3 mm, através deste relato de caso, pode-se, observar que o desempenho clínico do implante se mostrou satisfatório, independente do gênero do paciente, faixa etária, localização e protocolo de carregamento protético.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2022v4n3p33-47
PDF

Referências

Vieira de Oliveira, Barbara. Machado. A; Brunna. Reabilitação estética sobre implante em dentes anteriores relato de caso. Uberaba-MG; 2021. Edição [s.n].

PEREIRA, Évellyn Pinheiro. S; SANT’ANA; Larissa Ledo. P. Implante imediato em área estética com grande recessão gengival: relato de caso. Revista de psicologia, Vitória da Conquista-BA. edição v. 12, n. 42, p. 907-918. Edição eletrônica em http://indoline.emnuvens.co.br/id; 2018.

BARBOSA, Tarsis Prado et al. Características funcionais de implantes dentários: topografia superficial e molhabilidade. edição 2º ;Universidade Federal de Uberlândia; MG; 2016.

LUCAS, Rodrigo Ramos Silveira. Fatores que afetam a osseointegração dos implantes–uma revisão. Revista Fluminense de Odontologia, Edição. nº39,Rj; 2013.

HENRIQUES, Rute Sofia Domingues. Implantes Curtos: Taxas de sucesso, características e factores que possibilitam uma optimização da técnica e do desempenho clínico. 2012. Tese de Doutorado.

CONVENCIONAIS, ESTREITOS E. ANÁLISE COMPARATIVA DA RESISTÊNCIA DE IMPLANTES EXTRA-ESTREITOS E ESTREITOS DE CORPO ÚNICO E DE IMPLANTES TIPO CONE MORSE. . Tese de Doutorado. Universidade Paulista. [s.n].2017.

MORAIS, Renata Costa de. Avaliação da plataforma tri-channel por meio de microtomografia computadorizada e suas propriedades mecânicas após torque de inserção, fadiga e fratura. Tese de Doutorado. 2º edição; São Paulo; [s.n].2019.

LESYSHYN, Vasy. Piezocirurgia: evolução e a sua aplicabilidade em medicina dentária.4ºedição;Egas Moniz.Tese de Doutorado.2020.

GARCIA, RONY SCARDUA. IMPLANTES IMEDIATOS CARREGADOS EM REGIÃO ESTÉTICA-Revisão de Literatura. Pós-graduação em Implantodontia. edição 2º;Vitória-ES,2016.

PEREIRA, Pedro Miguel. N. Aumento de tecidos moles peri-implantares com banda de enxerto gengival livre e matriz de colagénio xenógena. edição v.12;n 9. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra, 2017.

JUNIOR, Edgard Franco Moraes et al. IMPLANTAÇÃO IMEDIATA EM ÁREA ESTÉTICA: DESCRIÇÃO DE CASO. edição v.37, n.3; Bauru- SP;2018

LORENZONI, Fabrizio et al. Tratamento de superfície em implantes dentários: uma revisão de literatura. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, edição v. 21, n. 1, Tubarão-SC;2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022