Resumo
Descrever um relato de caso clínico em reabilitação estética substituindo facetas em resina compostas para laminados cerâmicos, do seu planejamento executado por meio do fluxo digital à realização das etapas clínicas enfatizando os benefícios do protocolo conservador. Paciente sexo feminino, 30 anos, compareceu ao curso de especialização em prótese dentária em um instituto odontológico no norte do Brasil, com a queixa principal de insatisfação na aparência estética do seu sorriso a mesma apresentava facetas em resina composta no arco superior com aspecto poroso, escurecido e falhas nas regiões cervicais. A partir dos exames solicitados, fotos e scaneamento intraoral planejou-se uma reabilitação estética com cerâmicas por meio do fluxo digital. Com a evolução de protocolos minimamente invasivos os laminados cerâmicos tem alcançado destaque entre os procedimentos reabilitadores devido as excelentes características funcionais e estéticas que melhor reproduzem as características ópticas do dente, juntamente com melhores resultados clínicos em longo prazo. O planejamento reabilitador de acordo com as necessidades do paciente associado aos princípios científicos são os eixos para uma reabilitação estética satisfatória.
Referências
Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences Volume 6, Issue 1 (2024).
Dias RB, Calegari A. Especialidade em foco-Beleza do sorriso, vol 1, São Paulo:Napoleão, 2013:206-33.
ESQUIVEL J,et al. The utilization of snap‐on provisionals for dental veneers: From an analog to a digital approach.Journal of Esthetic and Restorative Dentistry, 2020; 32(2): 161-170.
NEVES, J.S.; DOS SANTOS MIRANDA, M.A.; YAMASHITA, R.K. Preparo para laminados cerâmicos minimamente invasivos: revisão de literatura. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 28, 2021.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Suellen Inglis, Paulo Maurício Batista da Silva, Joyce Akemy Kubota, Carlos Eduardo Vieira da Silva Gomes