1- Análise geral
Após o recebimento, o manuscrito é encaminhado ao Editor para triagem e posteriormente é feita a distribuição aos pareceristas da revista. Isso ocorre imediatamente após a submissão do artigo.
2- Processo de avaliação
O manuscrito é submetido à avaliação de dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos: adequação do título ao conteúdo; originalidade; estrutura da publicação; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia; resultados e discussão; informações inteligíveis, e citações e referências adequadas.
O BJIHS cobra uma rápida avaliação de seus revisores. Geralmente em 15 dias o artigo já foi avaliado.
3- Os revisores preenchem o parecer substanciado, considerando ou recusando o artigo para publicação.
- Caso o artigo seja aprovado, será emitida uma taxa no valor de 395,00 reais para processamento e publicação do artigo.
- A recomendação do artigo para publicação não extingue e necessidade de correções, alterações e/ou adequações que venha a ser solicitadas pelo revisor ou editor da revista.
- No caso de correções ou adequações, o editor envia um e-mail solicitando um retorno por parte dos autores no prazo de 30 (trinta) dias corridos e caso os autores não retornem o manuscrito o processo é arquivado.
4- O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos revisores (duplo cego).
5- Após o parecer dos revisores o manuscrito será avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.
6- Em caso de identificação de plágio no manuscrito EM QUALQUER MOMENTO DO PROCESSO EDITORIAL, o artigo será rejeitado, o processo arquivado e os autores informados da ocorrência.