Processo de avaliação pelos pares

1- Análise geral

Após o recebimento, o manuscrito é encaminhado ao Editor para triagem e posteriormente é feita a distribuição aos pareceristas da revista.

2- Processo de avaliação

O manuscrito é submetido à avaliação de dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos: adequação do título ao conteúdo; originalidade; estrutura da publicação; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia; resultados e discussão; informações inteligíveis, e citações e referências adequadas.

O processo de avaliação tem duração maxima de 30 dias.

3- Os revisores preenchem o parecer substanciado, considerando ou recusando o artigo para publicação.

- Caso o artigo seja aprovado, nenhuma taxa deverá ser paga para a publicação.

- A recomendação do artigo para publicação não extingue e necessidade de correções, alterações e/ou adequações que venha a ser solicitadas pelo revisor ou editor da revista.

- No caso de correções ou adequações, o editor envia um e-mail solicitando um retorno por parte dos autores no prazo de 30 (trinta) dias corridos e caso os autores não retornem o manuscrito o processo é arquivado.

4- O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos revisores (duplo cego).

5- Após o parecer dos revisores o manuscrito será avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.

6- Em caso de identificação de plágio no manuscrito EM QUALQUER MOMENTO DO PROCESSO EDITORIAL, o artigo será rejeitado, o processo arquivado e os autores informados da ocorrência.