RECURSOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA: REVISÃO DE ESCOPO COM ANÁLISE METODOLÓGICA.
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Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista, Neurodesenvolvimento, Psicomotricidade, Instrumentos de avaliação.

Como Citar

Oliveira , T. B. de, Verde , M. M., & Alves , R. (2023). RECURSOS DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA: REVISÃO DE ESCOPO COM ANÁLISE METODOLÓGICA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(5), 2390–2404. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2390-2404

Resumo

Introdução: O transtorno do espectro do autismo é descrito por causar danos ao neurodesenvolvimento de uma criança. Assim, afetando também outras áreas como a comunicação verbal ou não verbal, fixação visual espontânea e sua relação com outros indivíduos. Diante disso, a neuropsicomotricidade tem sido crucial no tratamento desses indivíduos, logo, é importante ter instrumentos e recursos que possam auxiliar nas avaliações de crianças com suspeita de TEA. Objetivo: Apontar recursos de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças autistas. Métodos: O método utilizado foi a pesquisa de artigos com ensaios clínicos na língua portuguesa e língua inglesa, publicados no período de 2013 a 2023, obtidos nas bases de dados PubMed e Scielo. Resultados: Foram utilizados 20 artigos, onde foram selecionados 10 artigos que abordassem a temática que salienta os recursos de avaliação para diagnóstico clínico do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com suspeita de TEA. Conclusão: Apesar dos autores apresentarem instrumentos eficazes na avaliação neuropsicomotora, há necessidade de mais estudos que retratem o tema, a fim de estar direcionada para a melhoria do desenvolvimento motor desses indivíduos.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2390-2404
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