Resumo
INTRODUÇÃO: A infância é uma fase da vida que deveria ser marcada por alegria, aprendizado e crescimento, contudo, milhares de crianças brasileiras acabam tendo essa importante fase interrompida pelo diagnóstico do câncer. OBJETIVO: refletir a respeito do manejo lúdico do fenômeno doloroso na abordagem às crianças hospitalizadas no contexto oncológico. Metodologia: foi feita uma reflexão, onde optou-se por fazer uma revisão narrativa. Para isso, foram realizadas buscas eletrônicas nas bases de dados: e-Scielo (Scielo), Google Scholar e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-BIREME). RESULTADOS E DISCUSSÃO: na abordagem com crianças, é necessário buscar meios de acessar seu mundo, que muitas vezes é vivenciado por meio de brincadeiras que permeiam o imaginário infantil. CONCLUSÃO: considerando que a dor é subjetiva e cada pessoa responde de maneira diferente, torna-se necessário que os profissionais da saúde conheçam os aspectos inerentes do fenômeno doloroso para mitigar os efeitos deletérios deste. Sendo assim, desenvolver atividades que, por meio da ludicidade, podem tornar menos traumático os dias no hospital.
Referências
Câncer infantojuvenil: diagnóstico precoce possibilita cura em 80% dos casos.[Internet]. [cited 2023 11] Available from :https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/fevereiro/cancer-infantojuvenil%20diagnostico-precoce-possibilita-cura-em-80-dos%20casos#:~:text=O%20instituto%20federal%20%C3%A9 %20vinculado
Silva TPD, Leite JL, Stinson J, Lalloo C, Silva IR, Jibb L. Estratégias de ação e interação para o cuidado à criança hospitalizada com dor oncológica crônica.Texto & contexto enferm. 2018; 27(4):e3990017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018003990017
Paes TV, Rodrigues FMA, Ávila LKD. Métodos não farmacológicos para o manejo da dor em oncologia pediátrica: Evidências da literatura.Rev. bras. cancerol.2021; 67(2): e-031027 DOI: https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2021v67n2.1027
Baumartt TN. O brinquedo terapêutico no cuidado da criança com câncer em tratamento quimioterápico: uma revisão integrativa [dissertação]. Porto Alegre:Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2019
Brasil. Ministério da Saúde. LEI n. 11.104/05. 2005. [Internet]. Brasília (DF); 2005 [cited 2023 out 14].Available :http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11104.htm [Internet].Brasília from
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n.140/14. Secretaria de Atenção à Saúde. Diário Oficial da União. (DF); 2014 [cited 2014 nov 28]. from:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2014/prt0140_27_02_2014.html Available
Carvalho DA. A Brinquedoteca Hospitalar como Produto do Discurso Legal e da Proposta de Humanização para Crianças em Tratamento Oncológico [dissertação].Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2019.
Furley AKL, Pinel H. brinquedoteca hospitalar: espaço de práticas pedagógicas para uma educação especial inclusiva. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 3, n. 3, 2020 [cited 2022 May 14]. Available from: rrsilva,+157.docx (4).pdf
Oliveira JJAB, Matos ODS. Brinquedoteca hospitalar: importância para o brincar da criança hospitalizada com câncer.R. Bibliomar, São Luís, v. 18.[cited 2020 May 20]. Available from: https://1library.org/br/download/874419871054626817

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Valdemar Silva Almeida, Pedro Henrique Nascimentos Santos , Cintia Carolina Silva Gonçalves , Lara Leite de Oliveira , Maria do Carmo de Oliveira