Resumo
INTRODUÇÃO: O infarto cerebral, principal causa de acidente vascular cerebral (AVC), é uma condição neurológica grave com altas taxas de mortalidade e incapacidade. Este estudo epidemiológico visa analisar as internações hospitalares por infarto cerebral no Brasil entre 2019 e 2023, identificando tendências, fatores de risco e variações regionais, com o intuito de subsidiar políticas públicas e estratégias de prevenção e tratamento da doença. OBJETIVO: Este estudo visa quantificar e analisar as taxas de internações por infarto cerebral no Brasil. METODOLOGIA: O estudo retrospectivo com abordagem quantitativa utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), fornecidos pelo Departamento de Informática do SUS (TABNET/DATASUS). A análise abrangeu internações por infarto cerebral no Brasil de janeiro de 2019 a dezembro de 2023, empregando estatística descritiva e tabulação em planilhas do Microsoft Excel 2016 e Microsoft Word 10. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Entre 2019 e 2023, as internações por infarto cerebral no Brasil apresentaram variações regionais, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste, que concentraram a maior parte dos casos. A região Norte teve os menores números, refletindo desigualdades no acesso a cuidados de saúde. O total de internações aumentou ao longo dos anos, o que pode indicar mudanças no padrão de saúde da população, possivelmente influenciado por fatores como a pandemia de COVID-19. CONCLUSÃO: A análise das internações por infarto cerebral no Brasil entre 2019 e 2023 destaca a persistência dessa condição como um desafio de saúde pública, evidenciando desigualdades regionais e o impacto da pandemia. É crucial investir em políticas de prevenção, educação e melhorias no acesso a cuidados médicos para reduzir a morbimortalidade e promover a saúde da população de forma equitativa.
Referências
BANDO, Daniel Hideki; CHIARAVALLOTI NETO, Francisco; QUEIROZ, Alfredo Pereira de. Evolução espaço-temporal da mortalidade por acidente vascular cerebral em Minas Gerais, 1980 a 2021. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. e20240017, 2024.
BARELLA, Rudieri Paulo; DURAN, Viviane de Alencar Arrais; PIRES, Allison José; e outros. Perfil do atendimento de pacientes com acidente vascular cerebral em um hospital filantrópico do sul de Santa Catarina e estudo de previsões para implantação da unidade de AVC. Arquivos Catarinenses de Medicina , v. 48, n. 1, pág. 131–143, 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dados de morbidade hospitalar. Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Disponível em: https://www.datasus.gov.br . Acesso em: 01 fev. 2025.
CHAVES, Liliana. O impacto da pandemia por COVID-19 em pacientes com Acidente Vascular Cerebral: Revisão Narrativa de Literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação , v. Suplemento 2, pág. 29–33 de 2020.
LOBO, Pedro Giovanni Garonce Alves; ZANON, Victor de Barcellos; LARA, Danilo De; e outros. Epidemiologia do acidente vascular cerebral isquêmico no Brasil no ano de 2019, uma análise sob a perspectiva da faixa etária / Epidemiologia do acidente vascular cerebral isquêmico no Brasil no ano de 2019, uma análise sob a perspectiva da faixa etária. Revista Brasileira de Revisão de Saúde , v. 4, n. 1, pág. 3498–3505, 2021.
MARGARIDO, Adriano Júnior Lucarelli; GOMES, Ana Flávia Salgado Rodrigues; ARAÚJO, Gabriel Lucas Souza; e outros. Epidemiologia do Acidente Vascular Encefálico no Brasil. Revista Eletrônica Acervo Científico , v. e8859, 2021.
PIRES, Cézar Henrique; MERLINI, Beatriz Sanches; BARBOSA, Blenda; e outros. Custos de internações por acidente vascular encefálico na região sudeste brasileira no período de 2013 a 2022. Um estudo ecológico. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 13, n. 8, pág. e0913846469–e0913846469, 2024.
POMPERMAIER, Charlene; FERREIRA, Andressa Pereira; BOIANI, Larisse Eduarda; e outros. Fatores de risco para acidente vascular cerebral (AVC). Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Xanxerê , v. e24365–e24365, 2020.
ROCHA, Letícia Januzi de Almeida; SILVA, Kauan Araújo da; CHAGAS, Arthur de Lima; e outros. Acidente vascular cerebral no estado de Alagoas, Brasil: análise descritiva de um cenário do nordeste brasileiro. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , v. 80, p. 550–556, 2022.
SANTOS, Lucas Bezerra dos; ÁGUAS, Camila. Perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral: revisão integrativa / Perfil epidemiológico de pacientes com acidente cerebrovascular: uma revisão integrada. Revista Brasileira de Desenvolvimento , v. 6, n. 1, pág. 2749–2775, 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Matheus Vinícius da Silva Santos Barbosa, Bianca Farrell Rojas, Cristhian Jimenez Montano, Cristinne Alves Pereira, Nicole Innecco Machado, Clarkson Henrique Santos Lemos, Rômulo Geisel Santos Medeiros, José Obenicio Pereira Marques, Marcelle Pancha Stica, Syrla Marielle Duarte Silva, Giovana Ferreira Campos, Isadora Leal de Lima Ribeiro , Caio Maia Martins de Souza, Miguel Antônio Oliveira Santos, Rondiléia Tertulina dos Santos Guilherme