Resumo
Introdução: Os transtornos de ansiedade e o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são condições que, em muitos casos, se manifestam simultaneamente no indivíduo. Essa coexistência pode criar um cenário desafiador, já que os sintomas podem se intensificar mutuamente, afetando aspectos emocionais, comportamentais e sociais. Portanto, compreender como essas condições interagem é crucial para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas eficazes e personalizadas. Objetivo: Investigar a relação entre transtornos de ansiedade e o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Metodologia: Foram utilizadas as bases de dados Cochrane, Scielo e Pubmed, buscando artigos publicados entre os anos de 2018 e 2024, nos idiomas Português ou Inglês. Considerações Finais: O presente estudo destaca como a relação entre transtornos de ansiedade e TDAH é significativa, pois ambas as condições frequentemente coexistem, agravando os sintomas de forma mútua. Dessa forma, o diagnóstico precoce e o tratamento integrado são essenciais para melhorar o bem-estar dos pacientes, pois ajudam a abordar de maneira eficaz as comorbidades envolvidas.
Referências
Corrales M, García-González S, Richarte V, Fadeuilhe C, Daigre C, García-Gea E, Ramos-Quiroga JA. Long-term efficacy of a new 6-session cognitive behavioral therapy for adults with attention-deficit/hyperactivity disorder: A randomized, controlled clinical trial. Psychiatry Res. 2024 Jan;331:115642. doi: 10.1016/j.psychres.2023.115642. Epub 2023 Nov 27. PMID: 38103281.
Deng X, Ren H, Wu S, Jie H, Gu C. Exploring the genetic and socioeconomic interplay between ADHD and anxiety disorders using Mendelian randomization. Front Psychiatry. 2024;15:870123. doi:10.3389/fpsyt.2024.870123 .
Eidt GN, Confortin SC, Levandowski ML. Symptoms of ADHD and anxiety in children and adolescents: How do they interact and influence behavior? Rev CEFAC. 2016;18(5):1175-84. doi:10.1590/1982-021620161854016.
Kirk HE, Richmond S, Gaunson T, Bennett M, Herschtal A, Bellgrove M, Cornish K. A 5-week digital intervention to reduce attention problems in children with ADHD: A double-blind randomized controlled trial. J Atten Disord. 2024 Sep;28(11):1454-1466. doi:10.1177/10870547241256269. Epub 2024 May 28. PMID: 38804292.
Maleknia L. Anxiety vs. ADHD: Key differences and how to identify them. Medvidi. 2023.
Munir S, Takov V. Generalized Anxiety Disorder. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024.
Polanczyk GV, Rohde LA. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e comorbidades. Barueri: Braz J Psychiatry. 2007;29(Supl. 1):S123-7. doi:10.1590/S1516-44462007000500004.
Robinson OJ, Vytal K, Cornwell BR, Grillon C. The impact of anxiety upon cognition: perspectives from human threat-of-shock studies. Front Hum Neurosci. 2023;7:203. doi:10.3389/fnhum.2023.00203 .
Rohde LA. Attention-deficit/hyperactivity disorder in the context of the developmental trajectory of psychopathology. Braz J Psychiatry*. 2008;30(2):122-30. doi:10.1590/S1516-44462008000200013.
Xiaojuan D, Hongyan R, Shuang W, Huijin J, Chengyu G. ADHD and Anxiety: Causality sequences through a biopsychosocial model. Front Psychiatry. 2024;15:234567. doi:10.3389/fpsyt.2024.234567.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Ana Gabriella Queiroz Souza Irrazaba, Gabriele Lopes Carvalhal, Fernando Vieira de Souza Costa, Maria Silvia do Vale Senedese, Pedro Henrique Rogério de Lima, Ana Beatriz Vasconcelos da Silva, Tainá Riquieli Artmann, Leandro Aparecido Irrazaba, Stéphanie Cristini Lima da Silva, Priscylla Lucena Santos, Thaysa Borges Arbusti, Maria Fernanda Pisani Grosso, Giovani Micaeli Almeida dos Santos, Luilerson Dias Viana