COMPREENDENDO AS ALTERAÇÕES SENSORIAIS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UMA REVISÃO LITERÁRIA
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Palavras-chave

Alterações Sensoriais
Estímulo Sensorial
Criança
Autismo

Como Citar

de Araújo Ferreira, R., Sennhauser, S., Rodrigues França, L., Rodrigues França, L., Daiene Biondi da Silva, Lisiê Corrêa Fonseca, Gabryele Borri Pereira, Tuane de Souza Conceição, & Carlos Henrique de Moura Gonçalves. (2024). COMPREENDENDO AS ALTERAÇÕES SENSORIAIS EM CRIANÇAS AUTISTAS: UMA REVISÃO LITERÁRIA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(12), 694–705. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p694-705

Resumo

Introdução: As alterações sensoriais são um dos critérios diagnósticos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e resultam de disfunções no sistema nervoso central que afetam a modulação da percepção sensorial. Desenvolvimento: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados UpToDate, PubMed e Google Acadêmico, selecionando-se 13 artigos. Os estudos analisados indicam que as alterações sensoriais descritas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) caracterizam-se por disfunções no processamento e modulação das percepções sensoriais, que podem se manifestar na infância como dificuldades posturais e motoras, problemas na diferenciação de estímulos semelhantes, além de hipo ou hiper-responsividade aos estímulos. Entre essas alterações, a hiper-responsividade auditiva é uma das mais frequentes, seguida por modificações nos sistemas vestibular, multissensorial e oral. Considerações finais: As alterações sensoriais no TEA podem impactar o comportamento, a participação em atividades cotidianas, as interações sociais e os processos de aprendizado dessas crianças.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p694-705
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Copyright (c) 2024 Renata de Araújo Ferreira, Saskya Sennhauser, Larissa Rodrigues França, Lívia Rodrigues França, Daiene Biondi da Silva, Lisiê Corrêa Fonseca, Gabryele Borri Pereira, Tuane de Souza Conceição, Carlos Henrique de Moura Gonçalves

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