Resumo
INTRODUÇÃO: Trata-se de uma revisão integrativa que possibilita investigar as tecnologias educacionais para promoção da saúde mental no climatério, abordando temáticas de prevenção, monitoramento e diminuição dos sintomas e processos vivenciados no climatério. METODOLOGIA: Tendo como método para realizar essa revisão integrativa, foi seguido o protocolo proposto por Mendes, Silveira e Galvão, de abordagem qualitativa da literatura científica. A análise dos artigos incluídos foi feita de forma qualitativa, buscando identificar as tecnologias educacionais relacionadas à promoção da saúde mental no climatério e avaliar sua efetividade e acessibilidade. O objetivo desta revisão integrativa foi identificar e analisar as tecnologias educacionais disponíveis para promoção da saúde mental no climatério, a fim de contribuir para a ampliação do conhecimento nessa área e subsidiar a prática clínica e a tomada de decisão dos profissionais de saúde. RESULTADOS: As tecnologias em saúde minimizam as inseguranças e incertezas que perpassam esse período e que dão autonomia para o autocuidado e comunicação facilitada, podendo reduzir alguns dos sintomas psicológicos e físicos com apoio remoto, possibilitando uma troca de experiências e apontando resultados positivos em relação ao desaparecimento de sintomas mentais que geralmente estão presentes nesse processo. CONCLUSÃO: A partir da análise descrita foi possível identificar a influência desses fatores no cotidiano e a escassez dessas tecnologias tão importantes no processo do climatério.
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