A espera de um novo Qualis que não chega. O que está havendo com a CAPES?
Palavras-chave:
CAPES, QUALIS, BJIHSResumo
A crise envolvendo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é o tema da última coluna de 2021 do professor Renato Janine Ribeiro. Conhecida, principalmente, pelas bolsas e auxílios que concede, o eixo central da Capes é a avaliação da pós-graduação, ou seja, os cursos de mestrado e doutorado que fazem pedidos de recursos. Tudo isso baseado na avaliação da qualidade por eles oferecida. Entre 2004 e 2008, quando Renato Janine foi diretor de avaliação, isso era feito a cada três anos. Atualmente, é quadrienal.
O colunista explica que os critérios de avaliação envolvem a produção dos orientadores: eles são pesquisadores ativos? O pilar é baseado na ideia de que só pode formar um pesquisador, um mestre ou um doutor quem está pesquisando. O segundo critério é: os orientadores estão fazendo bons trabalhos? Já o terceiro é: ocorre uma boa distribuição da produção de pesquisa e orientação entre os orientadores?
O grande problema, diz Janine, é que há um grande atraso em tudo isso desde o ano passado. A Capes já teve três presidentes nesta atual gestão do governo federal. A avaliação quadrienal (2017-2020) deveria ter sido realizada em junho/julho de 2021, mas não foi, devido a mudanças na gestão do órgão e ao atraso na definição de vários princípios pela presidência da coordenadoria. Houve também uma portaria polêmica sobre como se faz a avaliação de periódicos e uma suspensão da avaliação por uma decisão judicial precária e que agora foi revertida.
“Isso tudo cria uma crise, neste momento há um alívio porque poderá ser feita a quadrienal, mas ainda continuam pontos pendentes a respeito do Qualis (sistema de avaliação de periódicos), o diálogo entre a presidência e os coordenadores tem de aumentar e é preciso que todos juntos defendamos a pós-graduação no Brasil”, aponta.
Downloads
Referências
- Atrasos na avaliação, falta de diálogo, troca de gestores: Renato Janine fala da crise na Capes. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/atrasos-na-avaliacao-falta-de-dialogo-troca-de-gestores-renato-janine-fala-da-crise-na-capes/
- CAPES. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Éber Coelho Paraguassu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são detentores dos direitos autorais mediante uma licença CCBY 4.0.



