AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
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Palavras-chave

Crianças. Síndrome de Down. Desenvolvimento Psicomotor. Escala de Desenvolvimento Motor.

Como Citar

Brunheira, C. de C. L., Grave, M. Q., & Fleig, T. C. (2024). AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(2), 1927–1937. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n2p1927-1937

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra no par 21. Os bebês com SD apresentam atraso no desenvolvimento psicomotor, hipotonia muscular generalizada e dificuldades em realizar movimentos que requerem ativação de músculos necessários para adquirir posturas antigravitárias. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento motor de crianças entre 2 e 11 anos com diagnóstico clínico de SD. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, com análise quantitativa dos dados. A pesquisa foi realizada em uma instituição especializada no atendimento de pessoas com deficiência, localizada em uma cidade do Vale do Taquari. O instrumento de coleta de dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Resultados: A pesquisa contou com uma amostra de 8 crianças, sendo 5 do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com idades entre 3 e 9 anos (média: 6,76; DP: 1,98; V:3,94). Uma criança apresenta desenvolvimento normal médio, duas apresentam desenvolvimento normal baixo, 4 crianças, desenvolvimento inferior e uma, muito inferior. Conclusão: Foi possível verificar que as crianças com SD possuem atraso em todas as áreas avaliadas, conforme critério da EDM, com maior dificuldade nas áreas de motricidade global, esquema corporal, organização espacial e organização temporal/linguagem, variando com o grau de complexibilidade da tarefa e a individualidade de cada criança.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n2p1927-1937
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