Resumo
Introdução: Para oferecer dignidade e diminuição do sofrimento durante o tratamento, os cuidados paliativos demandam de aptidões emocionais, como empatia e autoconfiança, para a sua concretização. Objetivo: Enunciar a importância do estudo dos cuidados paliativos para o desenvolvimento de habilidades emocionais dos estudantes de medicina. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, contendo artigos dos últimos dez anos. Foram selecionados vinte e cinco artigos, publicados na base de dados PubMed, triados a partir dos descritores “Palliative Care” e “Medical Students”, sendo incluídos apenas os artigos que relacionavam os dois descritores. Resultados: Após a análise na íntegra, surgiram duas categorias a serem discutidas: o incentivo à educação médica dos cuidados paliativos e a incorporação de habilidades médicas nestes cuidados pelos estudantes de medicina. Conclusão: O aprofundamento do estudo dos cuidados paliativos permitirá o desenvolvimento de habilidades emocionais essenciais para a prática médica.
Referências
Ribeiro JR, Poles K. Cuidados Paliativos: Prática dos Médicos da Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2019 Jul [cited 2021 Apr 15];43(3):62–72. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3RB20180172.
Chan KS. Palliative care: the need of the modern era. Hong Kong Med J. 2018;24(4):391-399. Disponível em: https://doi.org/10.12809/hkmj187310.
Sutherland R. Dying Well-Informed: The Need for Better Clinical Education Surrounding Facilitating End-of-Life Conversations. Yale J Biol Med. 2019;92(4):757-764.
Castro AA, Taquette SR, Pereira CA, Marques NI. Palliative care in medical education: the students’ perception. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2022 [cited 2023 Sep 20];e024–4. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210310.ING.
Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CL. Revisão integrativa versus revisão sistemática. REME. 2014;18(1):9-11.
Malta R, Rodrigues B, Priolli DG. Paradigma na Formação Médica: Atitudes e Conhecimentos de Acadêmicos sobre Morte e Cuidados Paliativos. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2018 [cited 2023 Sep 20];34–44. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2RB20170011.
Costa NS, Fonseca NM, Santos IA, Paulino GM, Carvalho JO, Vieira AD. Cuidados paliativos: conhecimento dos formandos de Medicina de uma instituição de ensino superior de Goiás. Rev Bras Educ Med. 2021;45(4). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210298.
Lemos CF, Barros GS, Melo NC, Amorim FF, Santana AN. Avaliação do Conhecimento em Cuidados Paliativos em Estudantes durante o Curso de Medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2017;278–82. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2RB20160087.
Silva JA, Souza LE, Costa JL, Miranda HC. Conhecimento de estudantes de medicina sobre o testamento vital. Rev bioét (Impr) [Internet]. 2015 [cited 2023 Sep 20];563–71. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422015233093.
Correia DS, Bezerra ME, Lucena TS, Farias MS, Freitas DA, Riscado JL. Cuidados Paliativos: Importância do Tema para Discentes de Graduação em Medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2018 [cited 2023 Sep 20];78–86. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20170105.r1.
Souza N, Oliveira J, Campanholo L, Fernandes V. Conhecimento dos acadêmicos de Medicina e médicos sobre cuidados paliativos: aplicação do questionário BPW. Rev Bras Educ Med. 2022;46(4). Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20220084.
Ioshimoto T, Shitara DI, Prado GF, Pizzoni R, Sassi RH, Gois AF. Education is an important factor in end-of-life care: results from a survey of Brazilian physicians’ attitudes and knowledge in end-of-life medicine. BMC Med Educ. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02253-8.
Freitas ED. Manifesto pelos cuidados paliativos na graduação em medicina: estudo dirigido da Carta de Praga. Rev bioét (Impr) [Internet]. 2017 [cited 2023 Sep 20];527–35. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422017253209.
Gryschek G, Fernandes D, Barros GA, Mason S, Filho MA. Examining the effect of non-specialised clinical rotations upon medical students' Thanatophobia and Self-efficacy in Palliative Care: a prospective observational study in two medical schools. BMJ Open. 2020;10(11):e041144. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-041144.
Gryschek G, Fernandes D, Mason S, Filho MA. Assessing palliative care education in undergraduate medical students: translation and validation of the Self-Efficacy in Palliative Care and Thanatophobia Scales for Brazilian Portuguese. BMJ Open. 2020;10(6). Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-034567.
Academia Nacional de Cuidados Paliativos [Internet]. 2022 [cited 2023 Sep 20]. Disponível em: CNE institui diretrizes a respeito de cuidados paliativos para cursos de Graduação em Medicina - Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
White N, Oostendorp L, Tomlinson C, et al. Online training improves medical students' ability to recognise when a person is dying: The ORaClES randomised controlled trial. Palliat Med. 2019;34(1):134-144. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0269216319880767.
Kozhevnikov D, Morrison L, Ellman M. Simulation training in palliative care: state of the art and future directions. Adv Med Educ Pract. 2018;2018:915-924.
Kanashiro A, Grandini RI, Guirro U. Cuidados paliativos e o ensino médico mediado por tecnologias: avaliação da aquisição de competências. Rev Bras Educ Med. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210254.
Justino E, Kasper M, Santos K, Quaglio R, Fortuna C. Palliative care in primary health care: scoping review. Rev Lat Am Enfermagem. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3858.3324.
Siqueira ME, Mergulhão L, Pires R, Jordán AP, Barbosa L. Atitude perante a morte e opinião de estudantes de Medicina acerca da formação no tema. Rev Bras Educ Med. 2022;46(4):e140. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210459.
Brito PC, Sobreiro IM, Atzingen DA, Silva JV, Mendonça AR. Reflections on the Terminality of Life with Undergraduate Medical Students. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2020 [cited 2023 Sep 21];e033–3. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190213.ING.
Gularte ND, Velho MT, Gonçalves KC, Beschoren NF. Abordando a Relação Clínica e a Comunicação de Notícias Difíceis com o Auxílio das Artes e dos Relatos Vivos. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2019 [cited 2023 Sep 21];131–40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20190098.
Chang J, Qi Z, Jiang S, Li L, Sun Q. The impact of palliative care education and training program on the resident physicians. Ann Palliat Med. 2021;10(3). Disponível em: https://doi.org/10.21037/apm-20-1625.
Thiel M, Harden K, Brazier LJ, Marks A, Smith M. Improving the Interdisciplinary Clinical Education of a Palliative Care Program through Quality Improvement Initiatives. Palliat Med Rep. 2020;1(1):270-279. Disponível em: https://doi.org/10.1089/pmr.2020.0092.
Guirro UB, Perini CC, Siqueira JE. PalliComp: um instrumento para avaliar a aquisição de competências em cuidados paliativos. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2021 [cited 2023 Sep 21];e140–0. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200513.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Targino Hora, Luana Brunelly Araujo de Lima, Laura Dayane Gois Bispo, Luana Teles de Resende, Alexandre Salomão de Braz Oliveira