A RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE E A EXPOSIÇÃO À TRAUMAS NA INFÂNCIA
PDF

Palavras-chave

Traumas, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, abuso sexual.

Como Citar

Souza, T. de, Cunha , Ítalo Íris B. R. da, Ferreira, A. F., Diógenes, K. E. P., Junior , R. N. F., Campelo, I. B., Gonçalves , R. E. da S. Z., Batista , B. L. P., Rabello , E. F. Q., lima , M. A. N., Almeida, R. S. de, & Cunha, M. V. de C. e. (2023). A RELAÇÃO ENTRE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE E A EXPOSIÇÃO À TRAUMAS NA INFÂNCIA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(5), 5444–5455. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p5444-5455

Resumo

O presente artigo teve como objetivo verificar se os eventos traumáticos na fase infante como abuso, sexual, abuso físico, negligência e abandono são fatores relacionados ao transtorno de Personalidade Borderline. A pesquisa foi realizada por meio de artigos bibliográficos de cunho nacional e internacional, por meio de delimitações sobre a temática. A análise dos artigos obtidos resultou em informações baseadas na abordagem de verificações associadas os acontecimentos durante a vivências de traumas na infância relacionados ao desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Borderline. Por conseguinte, a importância da avaliação do contexto do trauma no período da infância, para uma melhor compreensão dos sintomas, diagnóstico e tratamento. E os fatores relacionando ao desenvolvimento do TPB.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p5444-5455
PDF

Referências

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014.

Carvalho LF, Bartholome D Silva MCR. Instrumentos para avaliação dos Transtornos da Personalidade no Brasil. Avaliação Psicológica. p.289-298, 2010.

Young JE, Kloslo JS, Weishaar ME. Terapia do esquema: guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed; 2008.

Borges JL, Dell`Aglio DD. Relações entre abuso sexual na infância, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 13, n. 2, p. 371-379, abr./jun. 2008

Paolucci EO, Genius ML, Violato C. A meta-analysis of the published research on the eff ects of child sexual abuse. The Journal of Psychology. vol. 135, p.17-36, 2001.

Beck AT, Freeman A, Davis DD. (cols). Terapia Cognitiva dos Transtornos da Personalidade. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2005.

Schestatsky SS. Fatores ambientais e vulnerabilidade ao Transtorno de Personalidade Borderline: um estudo caso-controle de traumas psicológicos precoces e vínculo parentais percebidos em uma amostra brasileira de pacientes mulheres. [Tese] Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2005.

Hauck S. A influência do vínculo parental na reação emocional ao trauma em vítimas de violência sexual. [Dissertação] Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2005.

Knapp P, Caminha RM. Terapia cognitiva do transtorno de estresse pós-traumático. Revista Brasileira de Psiquiatria.vol.3,p.1-6, 2001.

Kristensen CH, Parente MAMP, Kaszniak AW. Transtorno de Estresse Pós-Traumático e funções cognitivas. Psico-USF. Vol.11, p.17-23, 2006.

Bryer J, Nelson B, Miller J, Krol, P. Childhood sexual and physical abuse as factors in adult psychiatric illness. Amer¬ican Journal of Psychiatry. p.1426-1430, 1987.

American Psychiatric Association. DSM5 – Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5ª ed. Arlington: American Psychiatric Association; 2013.

Linehan MM. Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno da Personalidade Borderline. Porto Alegre: Artmed; 2010.

ALVES SILVA, K.; LEONARDO FIGUEIREDO CALOU, A.; MARIA MACÊDO FERNANDES, R. Abuso sexual infanto-juvenil em uma análise sobre técnicas em terapias cognitivo-comportamentais em grupo (tccg). Saúde, Gênero & Direito. vol. 8, n. 5, 2019.

Del-Ben CM. Neurobiologia do transtorno de personalidade anti-social. Rev. Psiq. Clín. p.27-36, 2005.

Valle.G.M.;Maia.A.C.B. Psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem-São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

PROENÇA, R. C. et al. Stress e estratégias de coping em crianças e adolescentes em contexto escolar. Aletheia. n.24, p.9-19, jul./dez. 2006.

REBESCHINI, C. Trauma na infância e transtornos da personalidade na vida adulta: relações e diagnósticos. Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 5, n. 2, p. 67, 2017.

NEVES, A. S.; BRITO DE CASTRO, G.; CYNARA, M. Abuso sexual contra a criança e o adolescente: reflexões interdisciplinares. Temas em Psicologia, Vol. 18, nº 1, 99 – 111, 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Thaiana de Souza, Ítalo Íris Boiba Rodrigues da Cunha , Arlete Freitas Ferreira, Kayky Eduardo Perdiz Diógenes, Raimundo Nonato Fernandes Junior , Isabela Bessa Campelo, Roza Emanuelly da Silva Zaparoli Gonçalves , Bédia Lisandra Pedroso Batista , Ewellin Fabiane Queiroz Rabello , Maria Alessamia Nunes lima , Robson Santos de Almeida, Marcius Vinicius de Carvalho e Cunha