Resumo
A internet faz parte da vida contemporânea e, com isso, é comum que crianças e adolescentes tenham contato desde muito cedo com o mundo virtual. Esse artigo tem por objetivo analisar os possíveis efeitos da intensa exposição de crianças e adolescentes às mídias digitais. A metodologia trata-se de uma revisão integrativa da literatura de 12 artigos publicados no período de 2017 a 2023, encontrados nas bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SCIELO, PubMed, Ebsco, Bireme, com os descritores “mídias digitais”, “interação social”, “desenvolvimento cognitivo” e “crianças e adolescentes”. Resultados e discussão: Os estudos analisados possuem duas visões acerca do uso da internet, mostrando tanto aspectos positivos quanto negativos. Os efeitos do uso massivo das redes sociais ainda estão sendo investigados, mas muitos autores já apontam malefícios no desenvolvimento e na formação de crianças e adolescentes. Conclui-se, que a internet precisa ser usada de forma responsável, a fim de evitar os prejuízos que ela pode gerar.
Referências
CANAAN, M. O.; SURUKI, Y. P.; RIBEIRO, L. C. Tecnologias Digitais e influências no desenvolvimento das crianças. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, v. 1, n. 8, 22 jun. 2017.
CRESPI, L. .; NORO, D. .; NÓBILE, M. F. . Neurodesenvolvimento na Primeira Infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 27, n. Especial, p. 1517–1541, 2020.
Comitê Gestor da Internet no Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa Tic Kids online Brasil 2019 [Internet]. [São Paulo]: Cetic; 2019 [acesso em 10 nov 2019]. Disponível em: https://cetic.br/tics/ kidsonline/2018/criancas/
Departamento Científico de Adolescência da SBP. Manual de Orientação da SBP: Menos telas mais saúde- 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf.
FARIAS, C; CRESTANI, P. A influência das redes sociais no comportamento dos adolescentes. Revista Ciência e Sociedade. n. 2, p. 52- 69 jan./jul., 2017.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2022.
GUEDES, S. et al. Children’s use of interactive media in early childhood — an epidemiological study. Revista Paulista de Pediatria. v. 38, nov. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/kXbZdJr9Frx6JfdxwbPgYNt/?lang=en
LEBOURGEOIS, M. K. et al. Digital Media and Sleep in Childhood and Adolescence. Pediatrics, v. 140, n. Supplement 2, p. S92–S96, nov. 2017.
LOPES ALMEIDA, M. et al. Intervenção educativa sobre uso de mídias digitais na primeira infância. Revista da SPAGESP, v. 23, n. 1, p. 103–116, 2022.
LOUREIRO, C. C.; MARCHI, R. DE C. Crianças e Mídias Digitais: um diálogo com pesquisadores. Educação & Realidade, v. 46, n. 1, 2021.
PRENSKY, M.: Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon.NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em:<http://www.marcprensky.com/writing/>. Acesso em 13/Março/2008.
PRINSTEIN, M. J.; NESI, J.; TELZER, E. H. Commentary: An updated agenda for the study of digital media use and adolescent development – future directions following Odgers & Jensen (2020). Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 61, n. 3, p. 349–352, 16 fev. 2020.
SANTOS, I. V. P.; AMÂNCIO, N. de F. G.; ROMÃO, M. F.; DE ALMEIDA, K. C. A influência das mídias e redes sociais na saúde mental dos jovens. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 3771–3784, 2023.
SOARES GUERIN, C.; TEIXEIRA PALMA PRIOTTO, E. M.; CARMINATI DE MOURA, F. Geração Z: A influência da tecnologia nos hábitos e características de adolescentes. Revista Valore, v. 3, p. 726–734, 26 dez. 2018.
TABORDA, L. A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança. Revista UNINGÁ. Maringá, v. 34, n. 1, p. 40-48, jan./mar. 2019.
VAN DEN EIJNDEN, R. et al. The impact of heavy and disordered use of games and social media on adolescents’ psychological, social, and school functioning. Journal of Behavioral Addictions, v. 7, n. 3, p. 697–706, set. 2018.
YANG, C.; HOLDEN, S. M.; ARIATI, J. Social Media and Psychological Well-Being Among Youth: The Multidimensional Model of Social Media Use. Clinical Child and Family Psychology Review, v. 24, n. 3, 24 jun. 2021.
ZHANG, J. et al. The Effect of Problematic Social Media Use on Happiness among Adolescents: The Mediating Role of Lifestyle Habits. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 5, p. 2576, 23 fev. 2022.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Lenilla Silva, Isabela Vieira Pereira Santos, Luiza Nascimento Pereira, Francis Jardim Pfeilsticker