Resumo
Prezados amigos do BJIHS, venho por meio desta carta expressar minha felicitação e enorme alegria em ter mais um veículo de divulgação científica no estado do Amapá. O grupo de Odontologia especializada mais uma vez demonstra estar sintonizado com os anseios, tanto da população quanto da classe acadêmica de nosso estado.
Os países europeus e asiáticos são os que mais apoiam os setores de pesquisa e desenvolvimento considerando a proporção de investimento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2013, Israel apareceu como o primeiro colocado nesse ranking, com um investimento de 4,2% de seu PIB, correspondendo a um investimento de 11 bilhões de dólares. Já o Brasil, apesar do investimento de 31 bilhões dólares, utilizou apenas 1,3% de seu PIB, ocupando o 36º lugar da lista.
Para piorar, o orçamento da ciência brasileira encolheu mais de 40% nos últimos três anos. Atualmente, pode-se dizer que a situação é ainda mais preocupante devido à possibilidade de congelamento desse valor, que é muito abaixo do essencial, para os próximos 20 anos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016 institui um teto de gastos públicos para os próximos anos, permitindo apenas reajustes baseados nos níveis de inflação dos períodos.
Mesmo com todos esses empecilhos e dificuldades em nosso pais, o Amapá segue um caminho diferente e em nada contingenciou as verbas para pesquisa e ciência.
Faço votos que está publicação venha para alavancar de vez a nossa produção cientifica, em principal na área das ciências medico-odontológicas, o qual é o escopo direcionado do periódico e deixo aqui registrado todo nosso incentivo e respeito a todo o corpo editorial, em nome do Prof. Dr. Éber Coelho Paraguassu.
Antônio Waldez Góes da Silva – Governador do Estado do Amapá
Referências
This text has no references.
Os autores são detentores dos direitos autorais mediante uma licença CCBY 4.0.