Resumo
A psicanálise de Freud revolucionou as crenças científicas do século ao estabelecer uma compreensão específica e única dos motivos do sujeito humano.Freud sugeriu que a mente humana é dividida entre Id, Ego e Superego; onde o Id cria as demandas, o Ego acrescenta as necessidades da realidade, e o Superego incorpora a moral à ação. Diante isso, o problema que rege a pesquisa consiste em “Qual a teoria de Freud acerca da mente humana?”. Na busca por responder a problemática a pesquisa tem como objetivo principal discutir a mente segundo a teoria de Sigmund Freud para o contexto social. Os objetivos específicos consistem em entender a psicanalise no contexto geral, discutir a possibilidade de uma explicação da consciência, segundo Freud; e compreender a importância do estudo da mente. Por meio de uma revisão de literatura concluiu-se que Freud exerceu em várias correntes da ciência, da arte e da filosofia foi enorme. Dessa forma, vários conceitos desenvolvidos por Freud serviram a diversos ramos da psicologia, e também para o corpo social, o que possibilitaram o avanço dessa ciência que é muito mais do que um simples complemento da psiquiatria, é uma análise majoritária para a especialidade médica
Referências
BLOCK, N. On a confusion about a function of consciousness. Behavioral and Brain Sciences, 18 (2), 227-287. 1995.
DAMÁSIO AR. Emotion and the human brain. In: Harrington A, Kagan J (Orgs.). Unity of knowledge – the convergence of natural and human science. New York: New York Academy of Sciences; 2001.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em Edição Standard, Vol. 7. Londres: The Hogarth Press.1900.
FREUD. A Transitoriedade. Tradução de Paulo Cesar Souza. Ed. Companhia das Letras, São Paulo, 2010.
FREUD. Remembering, repeating and working-through (Further recommendations on the technique of psycho-analysis II). Em Standard Edition, vol. 12. Londres: The Hogarth Press. 1915.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Em Edição Standard, Vol. 7. Londres: The Hogarth Press. 1953.
FREUD, Sigmund.Zur Einführung des Narzissmus. Em Gesammelte Werke , Vol. 10. Frankfurt am Main: Fischer. 1953.
FREUD, Sigmund. A psicopatologia da vida cotidiana. Em Edição Standard, Vol. 6. Londres: The Hogarth Press. 1960.
FREUD, Sigmund. Die Traumdeutung. Em Studienausgabe , Vol. 2. Frankfurt am Main: Fischer.1982a.
FREUD, Sigmund. Triebe und Triebschicksale. EmStudienausgabe , Vol. III. Frankfurt am Main: Fischer.(Originalmente publicado em 1915). 1982b
FREUD. Das Unbewusste. Em Studienausgabe , Vol. III. Frankfurt am Main: Fischer. 1982c.
GARCIA-ROZA, L. A. Introdução à metapsicologia freudiana: Artigos de metapsicologia: Narcisismo, pulsão, recalque, inconsciente (1914-1917). (Vol.3). Rio de Janeiro: J. Zahar.2000.
LEVY, R. (2017) - Intimacy: The drama and beauty of encountering the Other. International Journal of Psychoanalysis, Vol. 98:877-894.
MELTZER, D. La ampliación de la metapsicolopsicología de Freud realizada por Klein y Bion. In: Vida Onírica. Madrid: Tecnipublicaciones, 1987.
STRACHEY, J. Em S. Freud, Edição Standard. Vol. 14, Londres: The Hogarth Press. 1957.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Clarkson Henrique Santos Lemos, Maria Zélia Soares Feitosa, Adriana Nascimento Dias, Jéssica da Costa Lima, Vanessa da Costa Lima, Lourenna Munike Loureiro da Costa, Lourrany Nirley Loureiro da Costa, Lucilene de Sousa Brito, Adonnys Carvalho de Salles Guerra, Francisca da Cruz e Sousa, Wallisson Batista e Sousa, Francisca das Chagas Loureiro da Costa