O que um médico generalista precisa saber sobre arritmologia? Um relato de experiência de uma capacitação baseada em casos clínicos para estudantes de medicina
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Palavras-chave

Arritimias Cardíacas
Educação Médica
Educação em Saúde

Como Citar

Oliveira, C. V. F. de, Santos, H. D. da S., Nogueira, A. B. de O., Limão, Y. M. do N., bueno, G. de souza, costa, isley clara de araujo, Nóbrega, L. G. F., Almeida, D. D. L. A. de, Nogueira, A. K. M. N., Pessoa, C. N. L. P., & Sena, I. P. da S. S. (2025). O que um médico generalista precisa saber sobre arritmologia? Um relato de experiência de uma capacitação baseada em casos clínicos para estudantes de medicina. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(8), 308–321. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p308-321

Resumo

Introdução: Arritmias cardíacas são distúrbios de alta prevalência e morbimortalidade no Brasil, configurando uma das principais causas de óbitos por doenças crônicas não transmissíveis. A formação de generalistas e estudantes de medicina frequentemente apresenta lacunas no reconhecimento e manejo inicial dessas condições, especialmente em regiões com menor acesso a serviços especializados. Essa deficiência curricular compromete o diagnóstico e a intervenção adequada , evidenciando a necessidade de estratégias educacionais complementares que integrem teoria e prática. Objetivos: Este trabalho objetivou apresentar os resultados de uma atividade educativa extracurricular, o curso "Arritmias e taquicardias: sua importância para o médico generalista" , explorando suas estratégias pedagógicas e refletindo sobre a efetividade do ensino de arritmias na formação médica. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, documentando a capacitação de estudantes de medicina no manejo de arritmias cardíacas. O curso, realizado em em formato virtual, contou com 49 participantes e foi conduzido por um arritmologista, utilizando metodologia baseada em casos clínicos. A organização incluiu seleção de conteúdo, capacitação da comissão, e divulgação em redes sociais , buscando estimular o raciocínio clínico e o protagonismo discente. Resultados e Discussão: A atividade demonstrou ser eficaz no aprimoramento do conhecimento e competências clínicas, reforçando o potencial das estratégias baseadas em casos clínicos para o desenvolvimento do raciocínio e aplicação prática. O protagonismo discente foi destacado na superação de lacunas curriculares e na capacitação para identificação e intervenção precoce em arritmias. Embora o formato remoto tenha ampliado o acesso , impôs limitações à interação prática, como no treinamento de eletrocardiograma (ECG). Conclusão: A experiência sugere a importância de integrar ações como esta em estratégias educacionais mais abrangentes e continuadas para uma formação médica sólida e alinhada às necessidades regionais de saúde , contribuindo para reduzir a morbimortalidade associada às arritmias.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p308-321
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