Estágio Curricular Obrigatório e Supervisionado em Atenção Primária à Saúde I - Município de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco (PE)
PDF

Palavras-chave

Estágio; Saúde Coletiva; Educação em Saúde Pública; Atenção Primária em Saúde; Primeiro Nível de Atenção à Saúde.

Como Citar

Guimarães Sampaio Trajano Dos Santos, P., Cavalcanti de Lima Félix, L., Alves Sarmento, J. H., Coelho Travassos, R. M., Scavuzzi Carneiro Cunha, R., Perez Leyva Ataíde, J., Coelho de Ataíde Filho, A., Fonsêca da Silva, H., de Queiroz Marques Filho, E., & Barreto Silva , L. (2024). Estágio Curricular Obrigatório e Supervisionado em Atenção Primária à Saúde I - Município de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco (PE). Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(11), 525–534. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p525-534

Resumo

Objetivo: O objetivo deste relato de experiência é relatar detalhadamente as experiências vivenciadas durante o estágio na Atenção Primária à Saúde I, abordando o que foi feito durante esse período, o que foi visto em cada área vivenciada dentro do estágio, relatando a vida dos profissionais de saúde em que os estagiários acompanharam, mostrando como funciona a USF. Metodologia: Durante o período de estágio foram realizadas 8 visitas à USF, durante essas visitas, monitoramos como funciona a área de vacinação e da farmácia, visitamos moradores da região juntamente com um agente comunitário de saúde que nos orientou e apresentou os moradores e suas respectivas casas e ruas, além disso, acompanhamos o dentista da unidade, o que possibilitou o acompanhamento de diversos procedimentos e casos odontológicos. Resultados: Durante o estágio foi observado o ótimo relacionamento interprofissional dentro da unidade, onde cada profissional de saúde atua de forma a auxiliar e promover o outro, realizando um trabalho que depende e se relaciona com os diferentes profissionais de saúde que compõem a unidade. Conclusão: Dessa forma, observou-se que a unidade recebe um grande fluxo de pacientes, uma grande demanda por medicamentos, materiais e procedimentos que auxiliem a saúde do paciente, o que evidenciou o quanto unidade é essencial na vida dos moradores da região, que em sua grande maioria procuram regularmente a unidade em busca de serviços que possam beneficiar e promover a saúde.

 

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p525-534
PDF

Referências

Watanabe, MGC. Mudanças curriculares no curso de Odontologia da FaculdadedeOdontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: um olhar para a aproximação com os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Ribeirão Preto/SP. Tese [Livre-docência] - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo; 2007.

Pereira, AC. Odontologia em Saúde Coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed; 2003.

Barros, A. M. D. B. (2024). Manual de trabalhos acadêmico-científicos: relato de experiência. Barra Mansa, RJ: Nova UBM - Centro Universitário de Barra Mansa

Moysés, SJ. Políticas de saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Ver. ABENO 2001; 4(1):30-7.

Gomes de Pinho, MC. Trabalho em equipe de saúde: limites e possibilidades de atuação eficaz. Ciências & cognição 2006; 8: 68- 87.

Ferreira, RC, Varga, CRR, Silva, RF. Trabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da família. CienSaudeColet 2009; 14: 1421-1428.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Pedro Guimarães Sampaio Trajano Dos Santos, Lucas Cavalcanti de Lima Félix, José Henrique Alves Sarmento, Rosana Maria Coelho Travassos, Rodolfo Scavuzzi Carneiro Cunha, Juliana Perez Leyva Ataíde, Ailton Coelho de Ataíde Filho, Hadassa Fonsêca da Silva, Eudoro de Queiroz Marques Filho, Luciano Barreto Silva