Abstract
Introdução: as ações de saúde precisam ser organizadas perante os princípios da humanização do cuidado, buscando sempre conhecimentos e métodos para as atividades de saúde, oferecendo a população a um cuidado continuado e preventivo. As tecnologias das relações usadas nesse contexto buscam mais acesso, acolhimento e vínculo dos pacientes para com as unidades. Desta maneira, o estudo da implementação de tecnologia na atenção devem ser estimulados e suscitam questionamentos acerca de sua viabilidade, acessibilidade e real impacto na captação a atividades preventivas de saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa dos ultimos 15 anos, visando descrever os impactos do uso de aparatos tecnológicos para o atendimento de pacientes na atenção básica. Resultados e discussão: o uso de tecnologias das relações deve ser pautado priorizando-se o respeito e o acolhimento no atendimento de atenção básica. Aplicação de questionários mostrou-se necessária para entender a realidade de cada unidade e a forma de planejamento da equipe, pois ainda há grande dificuldade em implantar e aplicar a infraestrutura da telemedicina e o gestão em saúde nos territórios avaliados. Conclusão: Grande parte dos territórios ainda não possuem aplicação satisfatória das tecnologias para melhor atendimento em saúde na atenção básica, havendo grande discrepância entre as regiões do Brasil, porém, as equipes que os possuem mostram benefícios importantes.
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