Resumo
O presente artigo versa sobre a interconexão entre o desenvolvimento sustentável no que diz respeito à garantia da saúde planetária e da soberania alimentar. Nesse contexto, a saúde planetária é compreendida a partir da mudança de paradigma proposta pela degradação do meio ambiente durante os decênios que precedem o quadro atual. Nesse ínterim, pode-se dizer que, além do excesso de produção em direção ao agronegócio, tem-se, outrossim, a formação do processo de insegurança alimentar e do desrespeito às culturas de cada sociedade, por meio da violência proposta pela ideia colonial do enriquecimento através do capital econômico. Para tanto, este resumo estuda a interconexão entre desenvolvimento sustentável, saúde planetária e Soberania Alimentar, de forma a clarificar as implicações intrínsecas a cada conceito e entrelaçadas entre si. Nesse sentido, optou-se por fontes secundárias, através de livros, artigos e textos que tivessem relação com o objetivo. Assim, como critério de exclusão, foram descartados todos os textos que não expressassem relação estrita e estivessem à margem do debate. Por outro lado, para inclusão, procurou-se coletar os textos que discutem a temática de forma correspondente à discussão. Destarte, a soberania alimentar é o direito dos povos de definirem suas próprias políticas agrícolas e alimentares de acordo com suas necessidades e culturas que reconhecem a importância da autonomia na produção e no acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis. A soberania alimentar valoriza a agricultura familiar, o comércio justo e a preservação dos recursos naturais. Por sua vez, a saúde planetária apresenta-se como abordagem imprescindível no desenvolvimento sustentável e na promoção ao bem-estar do ser humano. Assim, a busca pela saúde planetária, o desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar trata-se de um esforço coletivo e contínuo que requer ações concretas em nível global, nacional e individual. Desse modo, a proteção e preservação do meio ambiente, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, mormente no âmbito familiar, a garantia de acesso equitativo a alimentos saudáveis são elementos essenciais para um futuro saudável e sustentável para todos, de forma que ao reconhecer a interdependência entre saúde, meio ambiente e a alimentação saudável, pode-se falar em desenvolvimento sustentável.
Referências
BIEHL, J. Descolonizando a saúde planetária. Horizontes Antropológicos [online]. 2021, v. 27, n. 59 [Acessado 22 Outubro 2023], pp. 337-359.
CRUZ, D. K. A., et al. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as fontes de dados para o monitoramento das metas no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2022, v. 31, n. spe1 [Acessado 22 Outubro 2023], e20211047.
GUERRA, C. S.; SILVA, M. B. O. Direito à Soberania Alimentar no Capitalismo Periférico. Revista Direito e Práxis [online]. 2022, v. 13, n. 4 [Acessado 22 Setembro 2023], pp. 2198-2224
SANTOS, C. A. B.; BEBÉ, F. V.; GONÇALVES, Z. L. T. Mudanças no cenário da biodiversidade agrícola, implicações para a nutrição e saúde humana. Revista Científica da FASETE.v. 13 n. 21, 2019.
STRATE, M. F., et al. Sistemas agroflorestais: agrobiodiversidade, soberania, segurança alimentar e nutricional na promoção de saúde frente à pandemia de Covid-19. Cadernos de Agroecologia. – ISSN 2236-7934 - Anais do 1º Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade - Dourados, Mato Grosso do Sul- v. 15, nº. 4, 2020.
VEIGA, J. E. Saúde e sustentabilidade. Estudos Avançados [online]. 2020, v. 34, n. 99 [Acessado 22 Setembro 2023], pp. 303-310.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Wendel Johnson da Silva, Hosana Maria Araújo Rêgo , Laura Cristina Montenegro dos Santos , Thamylles França Moita Brasil , Luana Braga de Oliveira , Marcelo Guimarães de Paiva , Thayane Maria Rocha Cidade , Carlos Dhiego de Carvalho Gomes , Fernanda Medeiros , Augusto Italo Matos Carvalho , Elivelton Dias de Carvalho , Milena Ellen Mineiro Torres , João Victor Marques Souza , Jairo Carvalho Dias Filho , Tatiana Matos Cavalcante Figueiredo