INFLUÊNCIA DO USO DO BALANÇO COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA AQUISIÇÃO DA POSIÇÃO QUADRÚPEDE EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
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Palavras-chave

Fisioterapia, Síndrome de Down, Desenvolvimento infantil

Como Citar

Arenhart, M. M., Grave, M. Q., Jaeger, L. K., Capalonga, L., & Fleig, T. C. (2023). INFLUÊNCIA DO USO DO BALANÇO COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA AQUISIÇÃO DA POSIÇÃO QUADRÚPEDE EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(5), 2664–2680. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2664-2680

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21; tal condição origina distúrbios no desenvolvimento motor e cognitivo, características físicas típicas e deficiência intelectual. Objetivo: Verificar a influência do uso do balanço, como um recurso terapêutico, na aquisição da posição quadrúpede de bebês com SD. Métodos: O presente estudo se caracteriza como estudo de casos múltiplos, exploratório, descritivo, de intervenção e abordagem quantitativa. Participaram três crianças com SD (C1, C2 e C3) com média de idade de 18 meses, atendidas na clínica-escola de fisioterapia da Universidade do Vale do Taquari-Univates/Lajeado/RS. Como instrumento de avaliação utilizou-se o protocolo de Millani Comparetti (MC). Foram realizadas dez sessões e, primeiramente, realizou-se técnicas de cocontração e tapping de deslizamento nas articulações e musculatura geral para ativação de tônus muscular e logo após a criança foi posicionada no balanço, na posição quadrúpede, com auxílio da pesquisadora. Resultados: Conforme o protocolo de MC, as crianças foram classificadas na avaliação, no 3º trimestre de desenvolvimento motor e, na reavaliação, após 10 sessões do uso do balanço, evoluíram para o 4º trimestre, sendo que C1 adquiriu a posição quadrúpede na 9ª sessão, C2 na 10ª e C3 na 6ª. Conclusão: O balanço mostrou-se um instrumento facilitador para aquisição da posição quadrúpede de bebês com SD. O movimento anteroposterior realizado pelo balanço requer que a criança distribua simetricamente o peso corporal entre os quatro membros, ative o controle cervical e do tronco e se equilibre contra a gravidade.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p2664-2680
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