Resumo
A ingestão de cáusticos por crianças é considerada uma importante emergência pediátrica, de significativa morbimortalidade, sobretudo em pacientes de até 5 anos de idade.
A sintomatologia é variável e depende do nível de exposição, quantidade de substância
ingerida, tempo entre a ingesta e atendimento inicial. Sintomas como êmese, disfagia, dor
abdominal, dispneia, sialorréia e lesões orofaríngeas, são observados de forma precoce. O rastreio imagiológico com endoscopia digestiva alta (nas primeiras horas pós exposição), radiografia de tórax e tomografia computadorizada são indicados para classificação da extensão das lesões e orientar a terapêutica. O tratamento inclui internação, dieta zero, hidratação parenteral e estabilização hemodinâmica, não havendo consenso na literatura acerca do tratamento adjuvante. A endoscopia digestiva alta precoce e exames de imagem são indicados para classificação da extensão das lesões e orientar a terapêutica.
O presente relato, objetiva elucidar sobre o tema de ingestão de cáusticos por crianças, evidenciando os aspectos clínicos e diagnósticos, em consonância ao tratamento proposto pelos guidelines atuais. Fora realizada revisão bibliográfica nas plataformas de pesquisa Scielo e Revistas Periódicas da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Conclui-se que, a nível emergencial, a abordagem inicial objetiva a estabilização hemodinâmica e perviedade das vias aéreas, bem como evitar o agravamento das lesões, abordando os danos sistêmicos.
Referências
- ANTERO, Daniel Casagrandre, et al. Aspectos epidemiológicos da ingestão de substâncias cáusticas em crianças. 2005;
- Atualização em Medicina Intensiva Pediátrica: Associação de Medicina Intensiva Brasileira. São Paulo: AMIB, 2021;
- FERREIRA, Pedro Alexandre Oliveira. Ingestão de cáusticos em idade pediátrica. 2019. Tese de Doutorado;
- Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 4°. ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2017.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Ana Maria Esteves Cascabulho, Rebeca dos Santos Veiga do Carmo, Djalma Gomes Neto , Wellington Luiz Rodrigues Magalhães , Amanda Aparecida Matos Souza Ferraz, Ana Paula Machado Frizzo , Lorena de Freitas Gottardi, Raíssa de Oliveira Amorim , Carlos Eduardo Soares Magalhães, Débora Rosmaninho Coutinho de Melo