Resumo
A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência médica crítica que requer intervenção rápida e eficaz para aumentar as chances de sobrevivência. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças em comunidades. No entanto, a abordagem da ESF na gestão da PCR ainda é um tópico que merece análise e avaliação. O objetivo desta revisão integrativa é analisar e sintetizar a literatura existente relacionada ao atendimento a pessoas com parada cardiorrespiratória na ESF. Pretende-se identificar as melhores práticas, desafios e impactos da intervenção da ESF nesse cenário de emergência médica. Esta revisão integrativa envolveu a seleção de estudos científicos, pesquisas e artigos relevantes por meio de buscas em bases de dados, como PubMed, Scopus, Lilacs e Google Scholar. Utilizaram-se descritores como "parada cardiorrespiratória", "atendimento pré-hospitalar", "Estratégia de Saúde da Família" e termos relacionados. Foram incluídos estudos publicados nos últimos dez anos em português, espanhol ou inglês. Os resultados dos estudos selecionados foram analisados e sintetizados para identificar as práticas mais eficazes de atendimento a PCR na ESF, bem como os desafios enfrentados na implementação dessas práticas e os impactos observados na sobrevida e na qualidade de vida dos pacientes. A implementação bem-sucedida dessas práticas pode ter um impacto significativo na sobrevivência e na qualidade de vida das pessoas que vivenciam uma PCR, reforçando o papel crucial da ESF na assistência pré-hospitalar. No entanto, são necessárias pesquisas futuras para aprimorar ainda mais as diretrizes e protocolos relacionados ao atendimento de PCR na ESF, bem como para avaliar seu impacto em longo prazo.
Referências
FERNANDES, Pedro. Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: http://www.sbc.org.br/diretrizes/177-reanimacao-cardiopulmonar.
MARTINS, José. Abordagem da Parada Cardiorrespiratória na Atenção Primária. In: RODRIGUES, Carlos Alberto (Ed.). Suporte Básico de Vida na Estratégia de Saúde da Família. 2ª ed. Editora Saúde Pública, 2018. p. 45-59.
NEUMAR, R.W., Shuster, M., Callaway, C.W., et al. Part 1: Executive Summary: 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science. Circulation, 132(18 Suppl 2), S315-S367, 2015.
OLIVEIRA, André Luiz. Avaliação da Eficácia da Estratégia de Saúde da Família no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória. Tese de Doutorado em Medicina. Universidade Estadual, Rio de Janeiro, 2020.
OLIVEIRA, Maria Luíza. Atuação da Estratégia de Saúde da Família no atendimento à parada cardiorrespiratória: um estudo de caso. Revista de Enfermagem Brasileira, v. 24, n. 3, p. 345-351, julho de 2021.
RODRIGUES, Carlos Alberto. Suporte Básico de Vida na Estratégia de Saúde da Família. 2ª ed. Editora Saúde Pública, 2018.
RODRIGUES, Carlos Alberto. Suporte Básico de Vida na Estratégia de Saúde da Família. 2ª ed. Editora Saúde Pública, 2018.
SANTOS, Maria Aparecida. Atendimento Pré-hospitalar na Estratégia de Saúde da Família: Desafios e Perspectivas. Universidade Federal do Brasil, 2020.
SILVA, Ana Maria. Abordagem da parada cardiorrespiratória na Estratégia de Saúde da Família. Revista Brasileira de Medicina, v. 42, n. 3, p. 275-281, setembro de 2020.
SILVA, Ana Maria. Abordagem da parada cardiorrespiratória na Estratégia de Saúde da Família. Revista Brasileira de Medicina, v. 42, n. 3, p. 275-281, setembro de 2020.
SOAR, J., Maconochie, I., Wyckoff, M.H., et al. 2015 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With Treatment Recommendations. Resuscitation, 95(2015), e147-e187.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Karoline Sampaio Castôr, Pedro Nonato Silveira Costa, Laila Santos Sabino, Gabriela Ximenes de Aragão Fernandes, Maruceli Nicole Merubia Navia