APRENDA DIABETES: DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DIGITAL COM CHATBOT PARA LETRAMENTO EM SAÚDE
PDF

Palavras-chave

Letramento em Saúde
Diabetes Mellitus
Sistemas de Informação em Saúde

Como Citar

Freitas, A. C. L., Couto, F. S., Matos, A. L. S. de, Teixeira, A., Rocha, D. A. P., Sousa, Árlen A. D. de, & Martins, A. M. E. de B. L. (2025). APRENDA DIABETES: DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DIGITAL COM CHATBOT PARA LETRAMENTO EM SAÚDE. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(9), 967–982. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n9p967-982

Resumo

Este estudo apresenta o desenvolvimento da plataforma digital "Aprenda Diabetes" com integração do Chatbot “Glico”, utilizando Inteligência Artificial generativa para promover o letramento em saúde (LS) de pessoas que convivem com o Diabetes Mellitus (DM). Fundamentado no conceito de letramento em saúde como abordagem teórica, o projeto buscou oferecer conteúdo educativo acessível e suporte personalizado e contínuo diante do crescente número de casos de DM e das limitações no acesso a informações confiáveis. A plataforma foi desenvolvida pela metodologia Design Sprint, envolvendo cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Inclui recursos como glossário de termos, dicas, blog com artigos especializados e repositório de materiais validados. Resultados preliminares indicam boa aceitação dos usuários e potencial para melhorar a autogestão da doença. A validação clínica com usuários reais será essencial para consolidar sua eficácia. O projeto representa ferramenta acessível para educação em saúde, com perspectivas positivas para a melhoria da qualidade de vida.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n9p967-982
PDF

Referências

Ong KL, Stafford LK, McLaughlin SA, et al. Global, regional, and national burden of diabetes from 1990 to 2021: analysis for the Global Burden of Disease Study 2021. Lancet [periódico na Internet]. 2023 [acessado 2025 Abr 28]; 402:203-234. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(23)01301-6/fulltext

International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas. 9th ed. 2019. [acessado 2025 Abr 28]; Disponível em: https://diabetes.org.br/e-book/idf-diabetes-atlas-2019-9th-edition/

Cho NH, Shaw JE, Karuranga S, Huang Y, da Rocha Fernandes JD, Ohlrogge AW, et al. IDF Diabetes Atlas: Global estimates of diabetes prevalence for 2017 and projections for 2045. Diabetes Res Clin Pract [periódico na Internet]. 2018 [acessado 2025 Abr 28]; 138:271-81. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29496507/

Passos VMDA, et al. Type 2 diabetes: prevalence and associated factors in a Brazilian community - the Bambuí health and aging study. Sao Paulo Med J [periódico na Internet]. 2005 [acessado 2025 Abr 28]; 123(2):66-71. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spmj/a/LnDkBsVX7pkkLzVpJS6C3Mh/abstract/?lang=en

Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis [periódico na Internet]. 2007 [acessado 2025 Abr 28]; 17(1):77-93. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm/?format=pdf&lang=pt

Buss PM, et al. Promoção da saúde e qualidade de vida: uma perspectiva histórica ao longo dos últimos 40 anos (1980-2020). Cien Saude Colet Physis [periódico na Internet] 2020 [acessado 2025 Abr 28]; 25(12):4723–35. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5BJghnvvZyB7GmyF7MLjqDr/abstract/?lang=pt

World Health Organization. Health literacy: The solid facts. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2013. [acessado 2025 Abr 28]; Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/128703/e96854.pdf

Nutbeam D. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promot Int. Physis [periódico na Internet] 2000 [acessado 2025 Abr 28]; 15(3):259-67. Disponível em: https://academic.oup.com/heapro/article/15/3/259/551108

World Health Organization. Declaration of Astana: Global conference on primary health care. 2018. [acessado 2025 Abr 28]; Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-HIS-SDS-2018.61

Furmankiewicz M, et al. Sistemas de inteligência artificial para gestão do conhecimento em e-saúde: o estudo de agentes de software inteligentes. In: Anais da 18ª Conferência Internacional sobre Sistemas; 2014. [acessado 2025 Abr 28]; Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271014570_Artificial_Intelligence_Systems_for_Knowledge_Management_in_e-Health_The_Study_of_Intelligent_Software_Agents

Moreira JR, Ribeiro JBP. Letramento e competência informacional e as relações éticas na gestão da informação e do conhecimento no contexto da inteligência artificial. Braz J Inf Sci. [periódico na Internet] 2023 [acessado 2025 Abr 28]; 17:e023047. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9161389

Rodrigues GS. Do letramento em saúde à competência em informação: espaço de interlocução [dissertação]. Belo Horizonte: UFMG; 2023.

Contreras I, Vehi J. Artificial intelligence for diabetes management and decision support: literature review. J Med Internet Res. [periódico na Internet] 2018 [acessado 2025 Abr 28]; 20(5):e10775. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6000484/

Costa MC, Sgrancio ALO, Santos AP. Tecnologias digitais na educação: desafios e oportunidades para o ensino e aprendizagem. Anais do VI Seven International Multidisciplinary Congress. 2024.

Lumini MJ, Fernandes C, Sousa MR. Recursos tecnológicos como estratégias para o autocuidado. Escola Superior de Enfermagem do Porto, CINTESIS; 2021 [acessado 2025 Abr] Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6000484/

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Ana Clara Lacerda Freitas, Fernanda Santinoni Couto, Anne Leticia Santos de Matos, Aline Teixeira, Daniella Antunes Pereira Rocha, Árlen Almeida Duarte de Sousa, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.
1 1