AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR
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Palavras-chave

Educação em saúde; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Promoção da saúde; Equipe multiprofissional.

Como Citar

Nascimento, M. E. B. do, Farias, E. A., Folha , L. A. D., Lima , J. M. A. de O. C., Rodrigues , Y. V. de S., Silva , A. G. da, Dias, M. A. de J., Silva , G. V., Rodrigues , L. C., Santos, H. J. de S., Sanches , T. O. B., & Saraiva, E. das M. S. (2025). AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(8), 578–587. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p578-587

Resumo

A Estratégia Saúde da Família (ESF) constitui-se como principal modelo de atenção primária no Brasil, pautada na promoção da saúde e na prevenção de doenças, com enfoque no cuidado integral e na participação comunitária. Nesse contexto, as ações de educação em saúde configuram-se como ferramentas essenciais para a transformação das práticas e para o fortalecimento do vínculo entre equipe multiprofissional e comunidade. Este trabalho, desenvolvido a partir de revisão integrativa da literatura, buscou analisar as ações educativas realizadas no âmbito da ESF sob uma perspectiva multidisciplinar, destacando suas potencialidades, desafios e implicações para a prática em saúde. Os resultados evidenciaram que intervenções educativas, quando planejadas de forma participativa e adaptadas às necessidades locais, favorecem a autonomia dos indivíduos, melhoram indicadores de saúde e contribuem para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, barreiras como limitações de recursos, sobrecarga de trabalho e lacunas na formação profissional ainda comprometem a efetividade dessas ações. Conclui-se que o fortalecimento da educação em saúde requer investimento contínuo em capacitação, integração intersetorial e valorização da atuação multiprofissional, a fim de promover mudanças sustentáveis nos modos de vida da população.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n8p578-587
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