Resumo
A tuberculose (TB) trata-se de uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti,M. pinnipedi e M. caprae. A TB pode tem prevenção, tratamento e cura, mas ainda prevalece dentre a população mais carente e contribui para perpetuação da desigualdade social. O Brasil registrou 1.020.108 casos de tuberculose nos últimos dez anos, sendo que 26,27% dos diagnósticos são da Região Nordeste, e 6,28% são do Estado da Pernambuco. O município de Petrolina, localizado no sertão pernambucano, notificou um total de 1.146 casos de tuberculose no período de 2013 a 2023. A presente pesquisa tem o objetivo de estabelecer o perfilepidemiológico da tuberculose no município de Petrolina-PE, no período de 2013 a 2023. Foi realizado um estudo ecológicomediante coleta de dados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificações), vinculado ao DATASUS, referente aoperfil epidemiológico da tuberculose no município em comento, no período de 2013 a 2023. A cidade de Petrolina apresentounúmero de casos de tuberculose acima da média nacional e estadual, revelando-se um grande desafio para a saúde públicano que diz respeito à detecção, notificação e tratamento da doença.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. 2ª ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS (Departamento de Informática do SUS). Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/. Acesso em: 15 de junho de 2025.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Thais Emanuelly Vidal Bezerra Angelim