DIAGNÓSTICO PRECOCE DE AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
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Palavras-chave

Autismo, Diagnóstico Precoce, Transtorno do Espectro Autista, Intervenção Precoce, Neurodesenvolviment

Como Citar

Kittlaus, I., Leitão, C. S. O., Andrade, M. de P. M., Batista, F. D. C. M., Neto, D. L. de S., Rodrigues, L. M., Jales, D. N., Rocha, Y. L. N., Almeida, T. H. da R. G. de, Macedo, C. L. B. de, Lopes, T. D. S., & Alencar, S. S. I. B. de. (2025). DIAGNÓSTICO PRECOCE DE AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(7), 252–262. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n7p252-262

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits na comunicação social e comportamentos repetitivos e restritivos. O diagnóstico precoce é fundamental para promover intervenções mais eficazes e melhorar o prognóstico das crianças com TEA. Esta revisão de literatura tem como objetivo analisar os principais avanços e desafios relacionados ao diagnóstico precoce do autismo. Foram selecionados artigos publicados entre 2018 e 2024, em bases de dados como SciELO, PubMed e LILACS. Os resultados apontam que a identificação precoce depende do conhecimento dos sinais iniciais por parte dos profissionais de saúde, familiares e educadores, bem como do acesso a serviços especializados. A conclusão reforça a necessidade de capacitação profissional e políticas públicas voltadas para triagem e diagnóstico precoce.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n7p252-262
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