Transtorno do Espectro Autista (TEA): Repercussões do diagnóstico na saúde mental dos pais
PDF

Palavras-chave

Transtorno do Espectro Autista
Interação Social
Ansiedade
Comunicação

Como Citar

Silva Gadelha, G. G. R., Sousa Oliveira, D. de, Lima Rocha, F. R., Nunes de Sousa, L., de Carvalho Costa, N., Menezes Souza, M. I., & Francelino da Silva, R. (2025). Transtorno do Espectro Autista (TEA): Repercussões do diagnóstico na saúde mental dos pais. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(4), 569–578. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n4p569-578

Resumo

O autismo é uma condição neurodesenvolvimental que impacta a interação social e a comunicação. A descoberta do diagnóstico pode gerar um impacto emocional significativo nos pais, desencadeando sentimentos como luto, ansiedade e sobrecarga. Este estudo visa analisar o impacto emocional nos pais após a descoberta do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma revisão integrativa com análise qualitativa. Foi realizada uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), através dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) combinados com os operadores booleanos, resultando na coleta de 50 estudos, provenientes das bases de dados utilizadas. Os resultados indicaram que a descoberta do diagnóstico de autismo pelos pais envolve desafios tanto emocionais quanto ocupacionais. Eles precisam aprender a lidar com as dificuldades da criança autista, o que pode gerar sentimento de impotência e ansiedade, especialmente diante dos sintomas relacionados ao comprometimento na interação e comunicação social. Conclui-se que o diagnóstico de autismo representa um momento de grande impacto emocional para os pais da criança. Os genitores passam por um processo que envolve luto, ansiedade e sobrecarga. A necessidade de um suporte emocional se torna fundamental para minimizar os desafios enfrentados, destacando a importância de redes de apoio.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n4p569-578
PDF

Referências

AGUIAR, Márcia Cristina Maciel de; PONDÉ, Milena Pereira. Autismo: impacto do diagnóstico nos pais. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, [S. I.], v. 69, n. 3, p. 149-155, 2020. Disponível em: 10.1590/0047-2085000000276. Acesso em: 8 mar. 2025.

BONFIM, Tassia de Arruda; GIACON-ARRUDA, Bianca Cristina Ciccone; HERMES-ULIANA, Catchia; GALERA, Sueli Aparecida Frari; MARCHETI, Maria Angélica. Vivências familiares na descoberta do Transtorno do Espectro Autista: implicações para a enfermagem familiar. Revista Brasileira de Enfermagem REBEn, [S. I.], v. 73, supl. 6, e20190489, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0489. Acesso em: 8 mar. 2025.

MAPELLI, Lina Domenica; BARBIERI, Mayara Caroline; CASTRO, Gabriela Van Der Zwaan Broekman; BONELLI, Maria Aparecida; WERNET, Monika; DUPAS, Giselle. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery, [S. I.], v. 22, n. 4, e20180116, 2018. Disponível em: 10.1590/2177-9465-EAN-2018-0116. Acesso em: 8 mar. 2025.

MARTINS, Fran. TEA: saiba o que é o Transtorno do Espectro Autista e como o SUS tem dado assistência a pacientes e familiares: Para o Ministério da Saúde, diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças. [S. I.]: Ministério da Saúde, 2 abr. 2022. Atualizado em 3 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/tea-saiba-o-que-e-o-transtorno-do-espectro-autista-e-como-o-sus-tem-dado-assistencia-a-pacientes-e-familiares. Acesso em: 23 mar. 2025.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 8 mar. 2025.

MORATO, Amanda Prado; PEREIRA, Ana Paula Silva; SILVA, Carla Cilene Baptista da. Percepções de familiares sobre as práticas de intervenção precoce na infância em um centro especializado de reabilitação. PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 33, e33073, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-7331202333073. Acesso em: 8 mar. 2025.

OLIVEIRA, Ana Paula Farias de; ALVES, Laryssa da Silva; PAIXÃO, Glenda Miranda da; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; ROCHA, Manuela Lima Carvalho da; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro. Sobre as ocupações de pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, [S. I.], v. 32, e3607, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO277236071. Acesso em: 8 mar. 2025.

ROIZ, Roberta Giampá; FIGUEIREDO, Mirela de Oliveira. O processo de adaptação e desempenho ocupacional de mães de crianças no transtorno do espectro autista. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, [S. I.], v. 31, e3304, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO252633041. Acesso em: 8 mar. 2025.

VALE, Paulo Roberto Lima Falcão do; SANTOS, Jovana Gonçalves dos; SILVA, Rebecca de Azevedo e; ANDRADE, San Medrado Silva; ARAGÃO, Núbia Samara Caribé de; TONIN, Luana; CARVALHO, Rosely Cabral de; CARVALHO, Evanilda Souza de Santana. Implementação dos acordos de cuidado do programa CACTO para mães de crianças com transtorno do espectro autista. Revista Gaúcha de Enfermagem, [S. I.], v. 45, esp. 1, e20240123, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2024.20240123.pt. Acesso em: 8 mar. 2025.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Geraldo Gilberto Raikkoner Silva Gadelha, D’avila de Sousa Oliveira, Francisca Roosllane Lima Rocha, Larissa Nunes de Sousa, Nhandeyjara de Carvalho Costa, Maria Izadora Menezes Souza, Rodrigo Francelino da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.