AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
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Palavras-chave

Fisioterapia, Desenvolvimento Infantil, Habilidades Motoras.

Como Citar

Valler, F. C., Grave, M. Q., Motiska, M. K., Costa, F. dos S., Jaeger, L. K., Fleig, T. C., Périco, E., & Sinigaglia, G. (2023). AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(4), 2292–2303. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p2292-2303

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por alterações em dois domínios centrais: 1) comunicação e interação social; 2) padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesse e atividades. Embora o déficit motor dos indivíduos com TEA não seja utilizado como parte dos critérios de diagnóstico, sabe-se que estes podem apresentar diversos comprometimentos motores. O objetivo do estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças de 0 a 6 anos, com diagnóstico médico de TEA. Pesquisa de cunho exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, no qual participaram 10 crianças com TEA, com idades entre 34 e 71 meses (média de 53,8 meses; DV de 12,97), avaliadas através do Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II, nas áreas motor fino e motor grosso. Cada item do protocolo é classificado como: normal, quando a criança executa a atividade prevista para a idade; cautela, quando a criança não executa atividade que já é realizada por 75 a 90% das crianças da mesma idade e, atraso, quando a criança não executa atividade que já é realizada por mais de 90% das crianças da mesma idade. Nenhuma das crianças avaliadas apresentou o resultado final “normal”. Na área “motor fino-adaptativo”, 9 (90%) das crianças apresentaram atrasos e 7 (70%) apresentaram cautelas; na área “motor grosso”, 4 (40%) das crianças apresentaram atrasos e 6 (60%) apresentaram cautelas. As crianças com TEA apresentaram atrasos nas áreas motora fina e grossa, segundo o protocolo Denver II, quando comparadas com o desenvolvimento motor de crianças típicas.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p2292-2303
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