Marketing e Fidelização
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Palavras-chave

Marketing. Pós-venda. Fidelização. Recorrência.

Como Citar

Regert, R., Pasqualin, F., Frigotto, S., Hupalo, L., Machado dos Santos, A., & Martins Fernandes, R. (2025). Marketing e Fidelização: estratégias de pós-venda para pequenas empresas de moda no meio-oeste catarinense. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 7(3), 1915–1935. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n3p1915-1935

Resumo

A inovação é uma necessidade inerente a qualquer negócio. Embora associado a grandes campanhas de empresas consolidadas, o marketing, quando adaptado à realidade e região de pequenos negócios, pode gerar impactos econômicos positivos com investimentos relativamente baixos. No entanto, há uma lacuna na adaptação eficaz das estratégias de marketing para diversas realidades empresariais. Este artigo visa explorar essa lacuna, focando especificamente na vertente do marketing relacionada à fidelização e recorrência comercial, conhecida como pós-venda. O objetivo do estudo é elucidar estratégias que promovam uma maior recorrência de compras e fidelização de clientes em pequenos negócios do varejo de moda. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada uma metodologia que inclui a análise das práticas do programa Brasil Mais, a implementação de técnicas simplificadas de satisfação do cliente e a revisão de boas práticas e literatura especializada sobre o tema. Foram analisadas seis empresas do setor de varejo de moda no meio-oeste catarinense, observando-se variações nos indicadores de produtividade e os impactos das políticas de pós-venda adotadas por cada uma delas. Os resultados indicam que a adaptação das estratégias de marketing, especialmente no pós-venda, pode contribuir significativamente para a inovação e crescimento dos pequenos negócios.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2025v7n3p1915-1935
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Referências

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