Resumo
O acolhimento e a humanização são componentes essenciais no atendimento odontológico, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), em que o acesso e a qualidade dos serviços enfrentam constantes desafios. Trata-se de uma revisão integrativa que tem como objetivo investigar a construção de práticas de acolhimento na odontologia, analisando seus efeitos na adesão ao tratamento, satisfação do paciente e suas barreiras no SUS. Com base na metodologia PRISMA, a revisão de literatura feita entre agosto e outubro de 2024, selecionou 19 artigos nas bases de dados PubMed e BVS publicados entre 2019 e 2024, nos idiomas de inglês e português. Os resultados indicaram que o acolhimento humanizado melhora a relação entre profissional e paciente e aumenta a adesão aos tratamentos, mas enfrenta barreiras como sobrecarga de trabalho e falta de recursos, o que necessita da atenção pública e cooperação da classe dentista para articulação de ideias e intervenções para solucionar tal problema. Conclui-se que a humanização pode transformar a experiência do paciente e fortalecer o SUS, desde que sejam adotadas políticas de capacitação e recursos estruturais adequados.
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