Resumo
Introdução: O Transtorno do espectro do autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento complexo com múltiplos fatores associados, no qual 1 em cada 36 crianças possuem essa condição. Logo é primordial que profissionais enfermeiros da família estejam preparados para reconhecer os sinais clínicos do TEA. Objetivo: Descrever a importância do olhar do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família no diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura realizado através das bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), base de dados Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Por conseguinte, utilizou-se, para a pesquisa nas bases de dados os descritores em ciência da saúde (Decs) associados aos conectores operacionais “AND”, sendo: “Enfermagem AND Atenção Básica AND Autismo”. Resultados: O olhar da enfermagem que está situada na primeira porta de entrada do sistema único de saúde é de suma importância para o diagnóstico precoce e em tempo oportuno do transtorno do espectro autista, uma vez que esses profissionais possuem vinculo profissional afetivo com a comunidade, tendo o dever e cuidar e acolher, e para que isso ocorra meios de educação continuada devem ser o caminho a seguir. Considerações Finais: portanto, é essencial que os profissionais de enfermagem sejam capacitados para identificar as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e diferenciá-lo de outras síndromes, oferecendo suporte ao paciente e familiares. A atenção primária à saúde deve envolver e capacitar esses profissionais para a identificação precoce dos sinais do TEA, proporcionando assistência integral.
Referências
ALMEIDA, P.C.; ALMEIDA, D.S.M.; AGUIAR, A.S.C.; VELOSO, L.U.P. Conhecimento E Prática De Enfermeiros Da Atenção Primária Sobre O Transtorno Do Espectro Autista. Revista De Enfermagem Da Ufpi. Piauí, Fevereiro De 2024;13:e3953.
doi: https://10.26694/reufpi.v13i13953
BEZERRA, D.G.; NASCIMENTO, Y.C.M.L.; CASTRO, C.S.C.; ALBUQUERQUE, M.C.S. Transtorno Do Espectro Autista: Detecção Precoce Pelo Enfermeiro Na Estratégia Saúde Da Família. Revista Baiana De Enfermagem. Salvador, Maio De 2018;v.32:e25425.
doi: https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25425
BRASIL. Autismo Afeta Cerca De 1% Da População. Secretaria De Estado De Saúde. Minas Gerais, Abril De 2015. Disponível Em: https://www.saude.mg.gov.br/ajuda/story/6884-autismo-afeta-cerca-de-1-da-populacao
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n° 1.130, de 5 agosto de 2015. Instituto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: MS.2015. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html>
RIBEIRO, N.S.N.; CORDEIRO, R.N.; ALVES, S.F.S. O Papel Do Profissional De Enfermagem Na Atenção À Criança Com Transtorno Do Espectro Autista. Revista Foco. Curitiba, Janeiro De 2024; v.17. n.2 e4035 p.01-15.
doi: https://10.54751/revistafoco.v17n2-002
SONG, R.; WANG, J.; GONG, J.; LI, L.; CHEN, Y.; LIU, L.; GU, H.; LUO, X.; HOU, F.; ZHANG, J. Neurexin Gene Family Variants As Risk Factors For Autism Spectrum Disorder. Autism Research. Estados Unidos, Outubro De 2017.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Nataly Farias, José Deivyd Jurandir Da Silva, Maria Juliana Mendonça Da Silva, Natália Mirela Rodrigues De Oliveira, Guilherme De Oliveira Da Silva, Ana Pricila Paiva Nascimento, Uely Alves Da Silva, Maria Rosicleide Bezerra De Araújo, Eloise Rosario Sobral Da Rocha , Gleibson Josimário Da Silva, Áurea Leticia Farias Lima