CURSO DE RADIOLOGIA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS CLÍNICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
PDF

Palavras-chave

Educação médica
Radiologia
Aprendizagem ativa

Como Citar

Oliveira, C. V. F. de, Silva, A. A. S., Magalhães, L. N. S., Nóbrega, L. G. F., Santos, H. D. da S., Limão, Y. M. do N., Nogueira, A. B. de O., Pessoa, C. N. L., Costa, L. V. de C., Almeida, D. D. L. A. de, Melo, S. gomes D., Sousa, P. H. B. de, & Medeiros, D. H. B. de. (2024). CURSO DE RADIOLOGIA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS CLÍNICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(12), 1197–1206. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p1197-1206

Resumo

Introdução: A radiologia desempenha papel essencial no ensino médico, mas enfrenta limitações na integração curricular. Para abordar essa lacuna, foi desenvolvido um curso extracurricular utilizando a metodologia de Ensino Baseado em Casos (EBC), que visa aprimorar o raciocínio clínico e a compreensão de exames de imagem aplicados à prática médica. Relato da Experiência: O curso foi realizado online, com 93 inscritos e duração de 21 dias. Durante os encontros, os participantes analisaram casos clínicos que incluíram radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas em condições como pneumonias, tuberculoses e acidente vascular encefálico. A organização envolveu planejamento detalhado, com divisão de funções entre a equipe, escolha do palestrante e seleção de temas clínicos relevantes. A metodologia do EBC permitiu a interação ativa dos estudantes, com materiais previamente enviados e discussões orientadas. Discussão: Os resultados indicaram alta adesão, com 74 estudantes participando ativamente das aulas. A metodologia ativa contribuiu para o aprimoramento do raciocínio clínico, mas apontou a necessidade de nivelamento teórico inicial e de uma progressão gradual dos conteúdos. O curso destacou a importância de combinar teoria e prática para fortalecer o aprendizado, especialmente em tópicos complexos como neuroimagem. Tecnologias emergentes, como inteligência artificial e simulações, são ferramentas promissoras que podem enriquecer edições futuras. Conclusão: A experiência confirmou a eficácia do EBC para promover aprendizado significativo e preencher lacunas na formação médica. Apesar de limitações, como a variabilidade no conhecimento prévio dos participantes, o curso reforça a necessidade de integrar o ensino de radiologia ao currículo médico de forma progressiva, utilizando abordagens inovadoras e colaborativas.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p1197-1206
PDF

Referências

Giuliani R. O ensino formativo e as transformações na prática médica contemporânea. Med Educ Rev. 2021;25(3):123-9.

Ferreira H. Modelos educacionais e demandas em saúde pública. J Health Educ. 2022;19(2):45-53.

Zhou X. Exames de imagem como suporte clínico: importância e desafios. Radiol Today. 2021;34(4):200-10.

Morais J. Formação de competências em imagem médica. Med Imag J. 2021;12(5):134-9.

Wade K. Diagnóstico e decisão clínica baseados em imagem: um panorama atual. Med Pract. 2024;11(1):23-31.

Silva L. Inclusão de tecnologias de imagem em currículos médicos. Med Educ. 2019;15(1):50-6.

Harthoorn A. Estudo sobre o ensino de imagem nas escolas médicas. J Med Educ. 2024;18(3):98-105.

McCoy E. A prática da aprendizagem ativa no ensino médico. Active Learn Med. 2018;7(2):101-8.

Donkin A. Ensino baseado em casos e o desenvolvimento de habilidades clínicas. Case Learn Med. 2023;3(2):120-7.

Waliany S. Educação médica e a prática baseada em casos clínicos. Med Educ Pract. 2019;22(1):12-8.

Collins J, et al. Early exposure to radiology in medical education. Radiol Clin. 2016;54(6):101-8.

Knowles M. The adult learner. 6th ed. London: Elsevier; 1990.

ESR (European Society of Radiology). Basic imaging in medical curricula. Radiol Educ. 2011;20(3):155-60.

Mohammed Y, et al. Strategic approaches to teaching complex imaging topics. Adv Med Educ Pract. 2016;7:143-9.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Caio Victor Fernandes de Oliveira, Alida Andriely Santos Silva, Luana Nicole Sousa Magalhães, Luiz Gustavo Faria Nóbrega, Heverly Dayane da Silva Santos, Yasmin Maria do Nascimento Limão, Anna Beatriz de Oliveira Nogueira, Carla Noely Lima Pessoa, Luan Veríssimo de Castro Costa, Dayane Dayse Lopes Avelino de Almeida, Sara gomes De Melo, Pablo Henrique Batista de Sousa, Diego Henrique Brilhante de Medeiros

Downloads

Não há dados estatísticos.