O papel do tutor na sessão tutorial do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de graduação em medicina: expectativa e percepção de alunos
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Palavras-chave

Educação médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Tutoria
Mentores

Como Citar

Cândido Lopes da Silva, P. H., Silva, T. do S. B. de L. e, Baetas, A. C. F. R., Coelho, L. F., Silva, T. T. C. da, Furlaneto, I. P., Guinhazi, N. P., & Coutinho, R. M. (2024). O papel do tutor na sessão tutorial do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de graduação em medicina: expectativa e percepção de alunos . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(12), 1549–1572. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p1549-1572

Resumo

Objetivos: Descrever a expectativa e a percepção de alunos quanto ao papel do tutor durante a sessão tutorial do método de aprendizagem baseada em problemas em um curso de medicina. Métodos: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal e caráter descritivo e analítico, onde os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado construído especialmente para este projeto, realizado com 138 discentes da instituição particular. Resultados: Dos 138 estudantes que participaram do estudo, a idade média dos alunos foi igual a 23,1 ± 5,4 anos, variando entre 18 e 46 e 68,8% são do sexo feminino. Entre eles, pôde-se observar que não houve diferenças entre as turmas, visto que a maioria dos discentes concordou totalmente nos itens propostos. Conclusão: Dessa forma, conclui-se que os estudantes concordam quanto ao papel técnico, colaborativo, facilitador ou incentivador do trabalho desenvolvido pelo tutor no processo de ensino-aprendizagem, e assim como em relação à importância do feedback do tutor.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p1549-1572
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