Abstract
Objectives: To describe students' expectations and perceptions regarding the tutor's role in problem-based learning tutorials in a medical course. Methods: This cross-sectional observational study employed a semi-structured questionnaire, specifically designed for this project, administered to 138 students from a private institution. Results: Among 138 participants, the mean age was 23.1 ± 5.4 years (range 18-46), with 68.8% female students. No significant differences were observed between classes, as most students fully agreed on proposed items. Conclusion: Students consistently recognized the tutor's technical, collaborative, facilitative and motivational roles, and emphasized the importance of tutor feedback.
References
– Barreto BAP, Mirante AC, Quaresma JAS, Dias AFBC, Cristino SC [apresentação em powerpoint]. Tutoria: aula inicial. Centro universitário do Pará (CESUPA). Disponível em: http://www.cesupa.br/Graduacao/Biologicas/docs/Medicina/12-02-07/tutoria_aula_inicial.ppt. Acesso 21 mai 2017.
– Sacchetim SC, Major CR, Mendanha DBA, Teles AA, Souza FHC, Sandes MTS. Percepção docente da aprendizagem baseada em problemas – medicina UniEVANGÉLICA. Revista Educação em Saúde 2002. 1(1): 10-17.
http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/issue/archive
– Prates MEVO, Sá MRGB. O professor tutor no processo formativo médico: a compreensão do estudante. In: Tenório RM, Silva RS. Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares. Salvador: EDUFBA; 2010.
https://books.scielo.org/id/329/pdf/tenorio-9788523208912-12.pdf
– Queiroz A. PBL, problemas que trazem soluções. Escola Bahiana de Medicina e
Saúde; 4,7 p. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2012. 1(1): 26-38.
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.36
– Angelo MF, Bertoni FC, Santos JAM, Loula AC. Análise da aplicação do método PBL no ensino de programação em engenharia de computação. Rev. Ensino de Eng. 2011. 30(2): 35-42.
https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v30n2p35-42
– Oliveira VTD. Avaliação na sessão tutorial do curso de mdicina na UNIMONTES:
apreendendo concepçãoes e práticas. Centro de desenvolvimento do ensino superior em saúde (CEDESS) 2009. 43-47p. São Paulo, Brasil, 2009.
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9128
– Ayres M, Ayres Junior M, Ayres DL, Dos Santos AS. BioEstat. Versão 5.5. Aplicações estatísticas nas áreas de ciências biológicas e médicas [software]. Universidade Federal do Pará, 2015. Disponível em: https://www.mamiraua.org.br/pt-br/downloads/programas/bioestat-versao-55/
– Maria EVOP. O processo tutorial no método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso de medicina da UESB: a compreensão dos estudantes. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, 2009.
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11154
- Alexandra P, Gleici S, Ludmila E. Metodologias de ensino nas escolas de medicina e a formação médica atual. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, jul./dez 2017, 7(2), p. 566-577
- Willian FL, Jefferson SB. Tutoria como Estratégia para Aprendizagem Significativa do Estudante de Medicina. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, dez 2016, 40(4), p.653-662
https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01042015
- Napoleão CS, Maria IR, Fábio RS, Diogo S, Areti G. Aplicação do tutorial no método ABP, no curso de graduação em medicina na UNESC. Revista de pesquisa e atenção em saúde, 2007, 3(2)
SC Souza, L Dourado. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, 2015, 31(5)
- Maria LRMS, Andreia PG, Rodrigo SB. Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da Aprendizagem baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, 2014, 38, p. 5-14
https://www.scielo.br/j/rbem/a/MVL6Xn7GJZzcMgpWpvsKMLR/?format=pdf
- Nair APB, Alessandra REOX, Maria CS. Percepção de tutores quanto a sua avaliação pelos discentes de um curso médico. Revista Brasileira de Educação Médica, 2017, 41(2), p.221-230
https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2RB20160026
- Silvia CMNP, Edna RSP. Percepção de discentes de medicina sobre o feedback no ambiente de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, 2016, 40(3), p. 470-480.
https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00422014
- Characteristics of the effective tutor in pbl: a literature review Revista brasileira de educação médica http://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n1/0100-5502-rbem-42-01-0105.pdf 2018
- Aprendizado baseado em pr endizado baseado em problemas Problem-based learning Marcos C. Borges1 , Silvana G. F. Chachá2, Silvana M. Quintana3 , Luiz Carlos C. Freitas4, Maria Lourdes V. Rodrigues 2014
http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/8_Aprendizado-baseado-em-problemas.pdf
- Aprendizagem Baseada em Problemas na Graduação Médica – Uma Revisão da Literatura Atual Problem-Based Learning Undergraduate Courses in Medicine – A Review of the Current Literature Luciana Brosina de LeonI Fernanda de Quadros OnófrioI 2015
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n4/1981-5271-rbem-39-4-0614.pdf
- INTERACTIONS BETWEEN STUDENTS AND TUTOR IN PROBLEM-BASED LEARNING: THE SIGNIFICANCE OF DEEP LEARNING Samy A. Azer Medical Education Research and Development Unit, Faculty of Medicine, Universiti Teknologi MARA, Shah Alam, Malaysia 2009
https://ac.els-cdn.com/S1607551X09700683/1-s2.0-S1607551X09700683- main.pdf?_tid=8be8ab78-02db-4ca3-8609-fad889ee8505&acdnat=1544404509_0ed66d329df61817d9c7390149286f34
- Cenas de filmes interativos para treinamento de tutor na aprendizagem baseada em problemas (PBL): lidar com situações difíceis 2010 MC Medical Education2010 https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-10-52
- PBL Puro, PBL Híbrido e Lecionação: qual é o mais efetivo no desenvolvimento de habilidades cognitivas de alunos de graduação em enfermagem pediátrica? Educação Médica BMC2018 https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-018-1305-0

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Paulo Henrique Cândido Lopes da Silva, Thais do Socorro Botelho de Lima e Silva, Ana Carolina Furtado Ribeiro Baetas, Luana Fernandes Coelho, Thaiz Taiana Cardoso da Silva, Ismari Perini Furlaneto, Natalia Pezzin Guinhazi, Rafael Maia Coutinho