O papel do tutor na sessão tutorial do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de graduação em medicina: expectativa e percepção de alunos
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação médica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Tutoria
Mentores

How to Cite

Cândido Lopes da Silva, P. H., Silva, T. do S. B. de L. e, Baetas, A. C. F. R., Coelho, L. F., Silva, T. T. C. da, Furlaneto, I. P., Guinhazi, N. P., & Coutinho, R. M. (2024). O papel do tutor na sessão tutorial do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de graduação em medicina: expectativa e percepção de alunos . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(12), 1549–1572. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p1549-1572

Abstract

Objectives: To describe students' expectations and perceptions regarding the tutor's role in problem-based learning tutorials in a medical course. Methods: This cross-sectional observational study employed a semi-structured questionnaire, specifically designed for this project, administered to 138 students from a private institution. Results: Among 138 participants, the mean age was 23.1 ± 5.4 years (range 18-46), with 68.8% female students. No significant differences were observed between classes, as most students fully agreed on proposed items. Conclusion: Students consistently recognized the tutor's technical, collaborative, facilitative and motivational roles, and emphasized the importance of tutor feedback.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n12p1549-1572
PDF (Português (Brasil))

References

– Barreto BAP, Mirante AC, Quaresma JAS, Dias AFBC, Cristino SC [apresentação em powerpoint]. Tutoria: aula inicial. Centro universitário do Pará (CESUPA). Disponível em: http://www.cesupa.br/Graduacao/Biologicas/docs/Medicina/12-02-07/tutoria_aula_inicial.ppt. Acesso 21 mai 2017.

– Sacchetim SC, Major CR, Mendanha DBA, Teles AA, Souza FHC, Sandes MTS. Percepção docente da aprendizagem baseada em problemas – medicina UniEVANGÉLICA. Revista Educação em Saúde 2002. 1(1): 10-17.

http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/educacaoemsaude/issue/archive

– Prates MEVO, Sá MRGB. O professor tutor no processo formativo médico: a compreensão do estudante. In: Tenório RM, Silva RS. Capacitação docente e responsabilidade social: aportes pluridisciplinares. Salvador: EDUFBA; 2010.

https://books.scielo.org/id/329/pdf/tenorio-9788523208912-12.pdf

– Queiroz A. PBL, problemas que trazem soluções. Escola Bahiana de Medicina e

Saúde; 4,7 p. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2012. 1(1): 26-38.

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.36

– Angelo MF, Bertoni FC, Santos JAM, Loula AC. Análise da aplicação do método PBL no ensino de programação em engenharia de computação. Rev. Ensino de Eng. 2011. 30(2): 35-42.

https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v30n2p35-42

– Oliveira VTD. Avaliação na sessão tutorial do curso de mdicina na UNIMONTES:

apreendendo concepçãoes e práticas. Centro de desenvolvimento do ensino superior em saúde (CEDESS) 2009. 43-47p. São Paulo, Brasil, 2009.

http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9128

– Ayres M, Ayres Junior M, Ayres DL, Dos Santos AS. BioEstat. Versão 5.5. Aplicações estatísticas nas áreas de ciências biológicas e médicas [software]. Universidade Federal do Pará, 2015. Disponível em: https://www.mamiraua.org.br/pt-br/downloads/programas/bioestat-versao-55/

– Maria EVOP. O processo tutorial no método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso de medicina da UESB: a compreensão dos estudantes. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Bahia, 2009.

https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11154

- Alexandra P, Gleici S, Ludmila E. Metodologias de ensino nas escolas de medicina e a formação médica atual. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, jul./dez 2017, 7(2), p. 566-577

- Willian FL, Jefferson SB. Tutoria como Estratégia para Aprendizagem Significativa do Estudante de Medicina. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, dez 2016, 40(4), p.653-662

https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01042015

- Napoleão CS, Maria IR, Fábio RS, Diogo S, Areti G. Aplicação do tutorial no método ABP, no curso de graduação em medicina na UNESC. Revista de pesquisa e atenção em saúde, 2007, 3(2)

SC Souza, L Dourado. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, 2015, 31(5)

- Maria LRMS, Andreia PG, Rodrigo SB. Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da Aprendizagem baseada em Problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, 2014, 38, p. 5-14

https://www.scielo.br/j/rbem/a/MVL6Xn7GJZzcMgpWpvsKMLR/?format=pdf

- Nair APB, Alessandra REOX, Maria CS. Percepção de tutores quanto a sua avaliação pelos discentes de um curso médico. Revista Brasileira de Educação Médica, 2017, 41(2), p.221-230

https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2RB20160026

- Silvia CMNP, Edna RSP. Percepção de discentes de medicina sobre o feedback no ambiente de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, 2016, 40(3), p. 470-480.

https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00422014

- Characteristics of the effective tutor in pbl: a literature review Revista brasileira de educação médica http://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n1/0100-5502-rbem-42-01-0105.pdf 2018

- Aprendizado baseado em pr endizado baseado em problemas Problem-based learning Marcos C. Borges1 , Silvana G. F. Chachá2, Silvana M. Quintana3 , Luiz Carlos C. Freitas4, Maria Lourdes V. Rodrigues 2014

http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/8_Aprendizado-baseado-em-problemas.pdf

- Aprendizagem Baseada em Problemas na Graduação Médica – Uma Revisão da Literatura Atual Problem-Based Learning Undergraduate Courses in Medicine – A Review of the Current Literature Luciana Brosina de LeonI Fernanda de Quadros OnófrioI 2015

http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n4/1981-5271-rbem-39-4-0614.pdf

- INTERACTIONS BETWEEN STUDENTS AND TUTOR IN PROBLEM-BASED LEARNING: THE SIGNIFICANCE OF DEEP LEARNING Samy A. Azer Medical Education Research and Development Unit, Faculty of Medicine, Universiti Teknologi MARA, Shah Alam, Malaysia 2009

https://ac.els-cdn.com/S1607551X09700683/1-s2.0-S1607551X09700683- main.pdf?_tid=8be8ab78-02db-4ca3-8609-fad889ee8505&acdnat=1544404509_0ed66d329df61817d9c7390149286f34

- Cenas de filmes interativos para treinamento de tutor na aprendizagem baseada em problemas (PBL): lidar com situações difíceis 2010 MC Medical Education2010 https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-10-52

- PBL Puro, PBL Híbrido e Lecionação: qual é o mais efetivo no desenvolvimento de habilidades cognitivas de alunos de graduação em enfermagem pediátrica? Educação Médica BMC2018 https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-018-1305-0

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Paulo Henrique Cândido Lopes da Silva, Thais do Socorro Botelho de Lima e Silva, Ana Carolina Furtado Ribeiro Baetas, Luana Fernandes Coelho, Thaiz Taiana Cardoso da Silva, Ismari Perini Furlaneto, Natalia Pezzin Guinhazi, Rafael Maia Coutinho

Downloads

Download data is not yet available.