O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
PDF

Palavras-chave

Pandemia; Profissionais de Enfermagem; Saúde Mental; COVID-19.

Como Citar

OLIVEIRA DE MELO, A. B., Gonçalves , A. G. N., Ferreira , F. G. de S., Cavalcante , W. C. R., Diab, M. D., Tavares , W. de M., Oliveira , O. M. P. de, Silva , R. O., Batista , R. K. de A., Lima , G. M. da S., Sa, G. M., & Silva , I. R. N. e. (2024). O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE . Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(11), 2339–2349. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p2339-2349

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 representou um desafio global sem precedentes, impactando todos os aspectos da vida humana, especialmente a saúde mental dos profissionais de saúde. Estes trabalhadores, que enfrentaram longas jornadas, sobrecarga de trabalho e risco constante de infecção, lidaram também com a dor e o sofrimento de seus pacientes, muitas vezes sem o suporte psicológico adequado. Esse contexto gerou um aumento significativo de transtornos como ansiedade, depressão e burnout entre médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.  Objetivo: Este artigo busca analisar o impacto da pandemia na saúde mental desses trabalhadores, destacando os principais fatores de risco, as consequências psicológicas e as estratégias necessárias para promover o cuidado emocional adequado a essa categoria essencial no enfrentamento de crises sanitárias. Metodologia: A pesquisa foi conduzida por meio de acesso online às bases de dados Documentação em Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe (LILACS), Centro de Informação em Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe (Bireme), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) durante o mês de agosto de 2024. Resultados e Discussão: A pandemia da COVID-19 causou um aumento significativo de problemas de saúde mental entre os profissionais de saúde, como ansiedade, depressão, burnout e estresse pós-traumático. A sobrecarga de trabalho, a exposição constante ao risco de infecção, a escassez de recursos e a pressão emocional de lidar com a dor e a perda de pacientes foram os principais fatores de risco identificados. Embora alguns profissionais tenham adotado estratégias de enfrentamento, como apoio entre colegas e momentos de descanso, a falta de suporte psicológico adequado nas instituições de saúde agravou esses problemas. A ausência de políticas estruturadas para o cuidado da saúde mental dos trabalhadores revelou a necessidade urgente de mudanças, destacando a importância de programas de apoio contínuo e a criação de uma cultura institucional que priorize o bem-estar emocional desses profissionais. Considerações Finais: A pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo na saúde mental dos profissionais de saúde, expondo fragilidades no apoio psicológico e gerando um aumento significativo de distúrbios como ansiedade, depressão e burnout. A sobrecarga emocional e o estigma em torno da busca de ajuda evidenciam a necessidade urgente de implementar políticas de saúde mental específicas para esses trabalhadores. A experiência vivida durante a crise reforça a importância de um suporte contínuo e estruturado, para garantir não apenas o bem-estar dos profissionais, mas também a eficácia do sistema de saúde em futuras emergências. A saúde mental dos profissionais da saúde deve ser prioridade para que eles possam seguir com sua missão de cuidar com dignidade e segurança.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n11p2339-2349
PDF

Referências

DORNELLES,C.et al.As quedasdepacientesnoambientehospitalarentreosanosde2009 a 2019: uma revisão integrativa. Revista Uruguaya de Enfermería; v. 17, n.1, 2022

GALON, Tanyse; NAVARRO, Vera Lucia; GONÇALVES, Angélica Martins de Souza.Percepçõesdeprofissionaisdeenfermagemsobresuascondiçõesdetrabalhoesaúdeno contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v.47,2022.

LUZ, Dayse Christina Rodrigues Pereira et al. Burnout e saúde mental em tempos de pandemia de COVID-19: revisão sistemática com metanálise.Nursing (São Paulo), v. 24, n. 276, p. 5714-5725, 2021.

NASCIMENTO FREIRE CAVALCANTE, Fernanda Lúcia et al. Depressão, ansiedade estresse em profissionais da linha de frente da COVID-19. Portugueses Jornal of Mental Health Nursing/Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, n.27, 2022.

PENICHE, A. C. Cuidados de enfermagem no procedimento anestésico: uma revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, v.50, n.1, p.154–62, 2016.

PRIGOL, Adrieli Carla; DOS SANTOS, Edilson Lima. Saúde mental dos profissionais de enfermagem diante da pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.

QUEIROZ, Aline Macêdo et al. O ‘NOVO’da COVID-19: impactos na saúde mental de profissionais de enfermagem?.Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, 2021.

RAMOS-TOESCHER, Aline Marcelino et al. Saúde mental de profissionais de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: recursos de apoio. Escola Anna Nery, v.24,2020.

ROSA, Thiago José Lima et al. Análise sobre a saúde mental dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da covid-19: uma análise num hospital regional.Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 44293-44317, 2021.

SILVA, Elizabeth Pimentel da et al. Desenvolvimento das ações da supervisão deenfermagem: ressignificando a prática diante da pandemia por COVID-19. Nursing (SäoPaulo), p.7282-7298,2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ANA BEATRIZ OLIVEIRA DE MELO, Alexsandra Girlaine Nazaré Gonçalves , Flávia Germana de Sousa Ferreira , Welton Christian Rodrigues Cavalcante , Mariana Derbli Diab, Wanille de Melo Tavares , Ozarlan Michel Pereira de Oliveira , Rafael Orige Silva , Renya Kinany de Almeida Batista , Gideão Maykon da Silva Lima , Gabriela Miranda Sa, Ian Rodrigo Nascimento e Silva