A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.
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Palavras-chave

Atenção primária à saúde, Educação em saúde, Saúde pública

Como Citar

Marques, V. G. P. da S., Lima, M. W. H., Silva, A. M. S. da, Santos, E. M. J., Martins, T. M., Longo, L. F., Bezerra, K. D. dos S., Aquino, C. da S., Jesus, L. C. de, Silva, M. F., Pereira, V. G., Sousa, E. O. de, Costa, A. R. L., Paiva, W. da S., Albuquerque, F. M. L., Santos, J. V. S., Cavalcante, J. da S., Lira, M. de O., & Oliveira, Y. M. M. S. (2023). A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(4), 819–825. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p819-825

Resumo

Objetivo: Discutir por meio da literatura existente acerca da prática da educação em saúde na estratégia saúde da família. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter qualitativo. A busca dos trabalhos envolvidos na pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: SCIELO, LILACS, BDENF e MEDLINE, a partir dos descritores em ciências da saúde: “Atenção primária á saúde”, “Educação em saúde” e “Saúde pública”. Os critérios de inclusão foram: publicados no período entre 2013 e 2023, cujo acesso ao periódico era livre aos textos completos, artigos em idioma português, inglês e espanhol e relacionados a temática. Critérios de exclusão foram: artigos duplicados, incompletos, resumos, resenhas, debates, artigos publicados em anais de eventos e indisponíveis na íntegra. Resultados: Na ESF a educação em saúde se baseia numa construção coletiva com embasamento no trabalho de uma equipe multidisciplinar e intersetorial, que visa um atendimento integral e humanizado, buscando-se empoderar o paciente a autonomia do cuidado e nas práticas de prevenção e promoção da saúde. Conclusão: Conclui-se que a atenção primária é o principal ponto de acesso da população as atividades de educação em saúde pelo SUS, diante disso é importante destacar que essas atividades visam a promoção e prevenção da saúde da população.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p819-825
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